TERÇA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO DE 2022 Bola de Cristal: Inglaterra predomina entre finalistas mais prováveis; veja números

Seleção inglesa é a mais provável a chegar na final da Copa

Seleção inglesa é a mais provável a chegar na final da Copa Editoria de Arte

 

De acordo com a Bola de Cristal da Copa do Mundo, ferramenta preditiva desenvolvida pelo GLOBO em parceria com o Departamento de Matemática da UFMG, das quatro finais mais prováveis de serem disputadas no próximo dia 18, no Estádio Lusail, no Catar, três delas tem a seleção da Inglaterra como uma das equipes que vão brigar pelo título. Com 7.37% de chances, o duelo que tem a maior possibilidade de acontecer, no momento, é entre ingleses e holandeses.

A segunda final mais provável de acontecer é Inglaterra x Argentina, com 7.13%. Nesse caso, os igleses precisariam deixar a França para trás — e os números apontam para o favoritismo da equipe de Kane —, enquanto os hermanos precisam vencer a Holanda. O terceiro cenário é um duelo entre Brasil e Inglaterra (7% de probabilidade), seguido de Holanda x França (6.97%).

Apesar de ser a seleção em mais prováveis finais, a Inglaterra não é o país que tem mais chances de chegar à decisão. Isso porque a ferramenta leva em conta as possibilidades dos duelos serem vencidos e campo e calcula uma eventual cobrança de pênaltis com probabilidade igual de ser vencida por qualquer uma das equipes. Assim, a Holanda aparece como a seleção que, pelo menos numericamente, se aproxima mais da final, com 29.01% de chance. A Inglaterra vem em segundo, com o Argentina completando o top 3. O Brasil está na quarta posição.