O Ituano recusou o espaço cedido à sua torcida pelo Cruzeiro para o jogo entre as equipes que acontece nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, pela 33ª rodada da Série B. Entretanto, a diretoria do time mineiro vendeu os ingressos do setor visitante para os torcedores da Raposa e realocou os torcedores do Galo de Itu nos camarotes.
Em nota oficial, o Ituano relatou que o Cruzeiro ignorou a posição do clube e que "acomodou os torcedores em um setor onde os jogadores (do Ituano) não conseguirão ver suas manifestações de apoio". O time paulista prometeu tomar as medidas cabíveis "incluindo reclamação à CBF".
Recentemente, a Raposa anunciou que realocaria a torcida do Galo de Itu para o setor dos camarotes afim de utilizar o espaço normalmente cedido à torcida visitante no estádio. O objetivo é o de bater o recorde de público do Mineirão em 2022, que é de mais de 59 mil pessoas, no jogo contra o Vasco.
O Ituano não abriu mão de usar o setor visitante do Mineirão contra o Cruzeiro — Foto: Staff Images/Cruzeiro
Inicialmente, o Ituano informou que oficializou ao Cruzeiro a negativa de realocação de sua torcida e espera utilizar o setor visitante do estádio na partida desta noite. O clube negou que qualquer tipo de acordo tenha sido feito nesse sentido.
Ao chegarem no estádio, os torcedores do Ituano foram para o camarote e, após constatar isso, o clube paulista emitiu uma nota oficial (veja na íntegra abaixo).
Nota oficial do Ituano
"O Ituano respondeu mais de uma vez, negativamente a consulta do Cruzeiro, sobre ceder o espaço de visitante. O Cruzeiro ignorou a nossa posição e acomodou nossos torcedores num setor onde nossos jogadores não conseguirão ver suas manifestações de apoio. Neste setor também não foi permitido colocar faixas e bandeiras. A atitude do Cruzeiro foi unilateral. O Ituano tomará as medidas cabíveis, incluindo com reclamação a CBF".
Recorde à vista?
Na última parcial divulgada nesta quarta-feira, o clube mineiro disse que mais de 55 mil ingressos para a partida já foram vendidos. Além de bater o recorde do ano, o Cruzeiro trabalha com a expectativa de colocar o maior público no Mineirão desde a reforma do estádio para a Copa do Mundo, em 2013. A marca atual pertence ao Atlético-MG em jogo contra o Bragantino, no ano passado. A capacidade total do Gigante da Pampulha é de quase 63 mil torcedores.
Nos últimos três jogos em casa, o Cruzeiro colocou mais de 50 mil torcedores no Mineirão. Nestas partidas, normalmente os visitantes ficam em parte do setor Superior Roxo. Como o setor ao lado é geralmente ocupado por torcedores da Raposa em jogos de grande público, ainda há uma parte das cadeiras que não são comercializadas para haver separação de segurança entre torcedores dos dois clubes.
Cruzeiro e Ituano se enfrentam nesta quarta-feira em jogo que coloca frente a frente as duas melhores campanhas do segundo turno da Série B. O ge acompanha a partida em Tempo Real