TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2023 Jogador é agredido por torcedor, revida e é expulso na Colômbia; time abandona partida

Uma cena lamentável marcou a rodada do Campeonato Colombiano no último domingo. O meia Daniel Cataño, do Millionarios, foi agredido por um torcedor do Deportes Tolima, sua ex-equipe, instantes antes do confronto entre os dois clubes, em Ibagué. O jogador levou uma pancada na nuca, revidou com um empurrão e acabou expulso - e seu time abandonou a partida.

O incidente ocorreu poucos segundos antes de a bola rolar no Estádio Manuel Murillo Toro, casa do Tolima, pela quarta rodada do Apertura da Colômbia. Os dois times estavam em campo esperando o apito inicial quando um torcedor chamado Alejandro Montenegro passou pela segurança, entrou em campo correndo e foi na direção de Cataño. Com o atleta de costas, o fã deu uma pancada na nuca e saiu correndo.

O jogador não caiu no chão e, ao perceber o que aconteceu, saiu em disparada na direção do agressor. Cataño logo o alcançou e revidou com um empurrão, que derrubou o torcedor no chão. O meia saiu de perto, e o agressor foi levado pela polícia. Enquanto isso, o árbitro Wilmar Roldán, que observava de longe, se dirigiu a Cataño e mostrou o cartão vermelho por conduta violenta.

 

Daniel Cataño, do Millionarios, foi agredido por torcedor do Tolima — Foto: Reprodução

Daniel Cataño, do Millionarios, foi agredido por torcedor do Tolima — Foto: Reprodução

 

Torcedor preso, e jogo suspenso

 

Os jogadores do Millionarios ficaram revoltados com a atitude de Roldán e decidiram abandonar o jogo, alegando falta de segurança para os atletas da equipe. A partida acabou adiada, e a Federação Colombiana terá que resolver o problema nos próximos dias. Os atletas, segundo a imprensa colombiana, também exigiam a retirada do cartão vermelho para Cataño.

 

Torcedor do Tolima agride Daniel Cataño antes da partida, e Millonarios abandona o campo — Foto: Reprodução

Torcedor do Tolima agride Daniel Cataño antes da partida, e Millonarios abandona o campo — Foto: Reprodução

 

Alejandro Montenegro foi e segue detido. Daniel Cataño apresentou uma queixa formal contra o torcedor, que deve ser levado a juízo ainda nos próximos dias. Além de responsabilizado criminalmente, ele pode ser proibido de entrar nos estádios da Colômbia para sempre.

Cataño, que chegou ao Millionarios no ano passado, depois de deixar o Tolima, onde atuou por quatro temporadas - mas acabou marcado negativamente junto à torcida, principalmente por um pênalti perdido diante do Atlético Nacional, em 2022, na final do Apertura. O Tolima foi vice-campeão na época, com placar agregado de 4 a 3 para o Nacional.