
Aos 16 anos, Yamine Lamal se tornou o mais jovem titular da história do Barcelona e foi eleito o melhor em campo na vitória sobre o Villarreal, neste domingo. As categorias de base, ou "canteiras" do Barça são famosas por produzir grandes talentos e Lamal é o caso mais recente. O jovem vive, inclusive, a expectativa da primeira convocação para a Espanha.
Segundo o jornal "Marca", o estafe da seleção espanhola se reuniu com o jogador na última semana e ele será a grande novidade da lista do técnico Luis de la Fuente, na próxima sexta-feira. Caso a convocação se concretize, Yamal poderá quebrar o recorde do companheiro Gavi, o mais jovem da história da seleção espanhola, tendo atuado pela primeira vez com 17 anos e 62 dias.
Lamine Yamal é acostumado a quebrar recordes, diga-se de passagem. No Barcelona desde os sete anos, sempre pulou etapas e atuou contra atletas mais velhos nas categorias de base. No time profissional foi o mais jovem da história a entrar em campo em 29 de abril, com apenas 15 anos, 9 meses e 16 dias de vida.
Lamine Yamal, joia de 16 anos do Barcelona — Foto: Getty Images
Neste domingo, Yamal superou marca de Fabrice Olinga (em 2012, com 16 anos e 112 dias) e se tornou o mais jovem a ser titular pelo Barça, com 16 anos e 38 dias. Com a assistência para o gol de Gavi, o jovem atacante ultrapassou o próprio meio-campista na história do clube como o mais jovem a dar um passe para um companheiro marcar.
Ele persegue agora o feito de Ansu Fati, que é o mais novo da história do Barcelona a marcar um gol, com 16 anos e 304 dias. Apesar do espaço que vem ganhando na equipe de Xavi Hernández, Yamal tem contrato até o meio do ano que vem.
Apesar do interesse de outros clubes do futebol europeu, segundo o jornal "Marca", a proximidade do fim do contrato não será um problema. Isso porque o Barça já teria chegado a um acordo para a renovação com o jogador, que é agenciado pelo empresário Jorge Mendes.
Lamine Yamal em Villarreal x Barcelona pelo Campeonato Espanhol — Foto: Javier Soriano / AFP
Fonte: GE