A bola do histórico gol marcado por Maradona, com a mão, na vitória da Argentina por 2 a 1 sobre a Inglaterra, nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, foi leiloada nesta quarta-feira, em Londres, por 2 milhões de libras (cerca de R$ 12,8 milhões, de acordo com a cotação desta quarta).
A bola foi utilizada em 22 de junho de 1986, na partida que levou a Argentina para a semifinal da Copa do Mundo daquele ano. Maradona marcou os dois gols do confronto e admitiu, depois, que o primeiro teve "um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus". Por isso, virou o gol da "Mano de Dios" (mão de Deus, na tradução literal para o português).
Sob olhares de Shilton, Maradona marca o gol com a "Mão de Deus" na classificação da Argentina sobre a Inglaterra na Copa de 1986 — Foto: Getty Images
Depois de passar pela Inglaterra, a Argentina venceu a Bélgica por 2 a 0 e a Alemanha por 3 a 2 para ser campeã da Copa do Mundo do México.
Antes de autorizar o leilão da histórica bola da partida entre Argentina e Inglaterra, o árbitro tunisiano Ali Bennaceur, que apitou o confronto, disse:
– Essa bola faz parte da história do futebol internacional. É, sem dúvida, um bom momento para compartilhá-la com o mundo – falou Bennaceur em declaração divulgada em outubro pela casa responsável pelo leilão.
Azteca, bola oficial da Copa do Mundo de 1986 — Foto: Hélder Rafael
Em maio deste ano, a camisa usada por Maradona durante essa mesma partida foi vendida em leilão por 9,3 milhões de dólares.