DOMINGO, 13 DE NOVEMBRO DE 2022 Russell vence e faz dobradinha com Hamilton em Interlagos

Foi um passeio de George Russell na pista do circuito de Interlagos. O piloto britânico da Mercedes, que já havia vencido a classificatória no sábado (12/11), coroou um fim de semana perfeito ao conquistar sua primeira vitória na Fórmula 1, liderando de ponta a ponta e recebendo a bandeirada da vitória do brasileiro bicampeão do mundo Emerson Fittipaldi.

- É só o começo - declarou Russell pelo rádio, assim que cruzou a linha de chegada.

- Foi uma montanha russa de emoções aqui, foi uma corrida muito difícil, estava com muita pressão e agora estou muito feliz. Estou sem palavras, todas as memórias da minha carreira foram passando pela minha cabeça - disse o piloto em entrevista, após a bela chegada abaixo.

Foi também um belo dia para ser fã de Lewis Hamilton, o heptacampeão que, agora, ainda é cidadão brasileiro honorário. As 235 mil pessoas presentes no GP de São Paulo na tarde deste domingo (13/11) foram recompensadas com uma prova excelente do favorito das arquibancadas, que não poupou aplausos a cada passagem e ultrapassagem de Hamilton.

- Primeiro eu tenho que dar parabéns para meu companheiro de equipe George Russell, ele fez uma corrida espetacular e merece, nós trabalhamos muito para conseguir uma dobradinha. Agradeço muito a todos no Brasil, sempre tive uma recepção maravilhosa, recebo muito amor aqui - afirmou Hamilton.

 

Lewis Hamilton cumprimenta George Russell, companheiro de Mercedes, no pódio do GP de São Paulo — Foto: Peter Fox/Getty Images

Lewis Hamilton cumprimenta George Russell, companheiro de Mercedes, no pódio do GP de São Paulo — Foto: Peter Fox/Getty Images

 

Protagonista de uma corrida de recuperação, Hamilton largou em segundo e foi parar em oitavo após seu carro ser tocado pelo do rival Max Verstappen, da RBR, atual bicampeão da Fórmula 1, na sétima volta. Mas foi ganhando posições com toda a sua categoria, inteligência e experiência para terminar em segundo lugar, garantindo a dobradinha da Mercedes no pódio e a alegria do público, que não economizou na emoção e ainda gritou o nome de Ayrton Senna no fim.

Além da dobradinha da Mercedes, chamou a atenção a treta entre os pilotos da RBR, com Verstappen, já campeão da temporada, não cedendo o sexto lugar para seu companheiro Sergio Perez, que ficou em sétimo, conquistar mais uns pontinhos preciosos. Perez, que briga pelo vice-campeonato da temporada com Leclerc, da Ferrari, não gostou... Veja abaixo esse e outros detalhes do GP de São Paulo.

 

Resultado do GP de São Paulo

 

Resultado final do GP de São Paulo  — Foto: Reprodução

Resultado final do GP de São Paulo — Foto: Reprodução

 

A largada

 

O pole position George Russell fez uma largada perfeita, mantendo a liderança com tranquilidade e até já abrindo em relação a seu companheiro de equipe e de primeira fila, Lewis Hamilton. O britânico de 24 anos estava concentrado em garantir o lugar mais alto do pódio pela primeira vez em sua carreira na categoria. Não havia ninguém à sua frente e parecia não haver ninguém atrás, tamanha a tranquilidade e firmeza que demonstrou no volante.

 

A chegada

 

George Russell foi o campeão do GP de São Paulo 2022 — Foto: Reprodução Twitter Mercedes

George Russell foi o campeão do GP de São Paulo 2022 — Foto: Reprodução Twitter Mercedes

 

Hamilton chegou a fazer voltas mais rápidas que as de Russell no fim da prova e a se aproximar do companheiro. Mas o Russell manteve a firmeza no volante e terminou um segundo meio à frente do heptacampeão, numa vitória incontestável e muito comemorada pelos mecânicos e outros membros da equipe da Mercedes, nos boxes.

E o abraço entre os dois mostrou um Hamilton genuinamente feliz pela primeira vitória do colega de equipe.

 

Três acidentes nas sete primeiras voltas

 

E se alguém pensou que a conquista antecipada do campeonato de Fórmula 1 de 2022 por Max Verstappen iria deixar o fim da temporada sem graça, o GP de São Paulo provou o contrário. O circuito de Interlagos fez alguns pilotos se sentirem, digamos assim, ousados. E logo nas primeiras voltas, alguns deles tentaram ultrapassagens audaciosas, algumas delas imprudentes, e causaram três acidentes.

Na primeira delas, logo na primeira volta, Daniel Ricciardo tentou ultrapassar Kevin Magnussen, tocou a traseira do piloto dinamarquês e fez com que ambos tivessem que abandonar a prova, provocando a entrada do safety car na pista.

- SAFETY CAR (volta 1/71). Ricciardo e Magnussen colidem no setor intermediário. Ambos estão fora do carro e parecem estar bem, mas o mesmo não pode ser dito de seus carros - diz o tweet oficial da F1.

Em seguida, Max Verstappen quis tomar a segunda posição de Lewis Hamilton tentando passar por onde não havia espaço. Os dois se tocaram e Hamilton perdeu seis posições, caindo para oitavo, enquanto Verstappen perdeu alguns segundos nos boxes trocando o que estragou na batida. De quebra, foi penalizado com cinco segundos por causa da manobra ilegal.

- VOLTA 7/71. Voltamos à corrida, mas é o CAOS! Hamilton e Verstappen fazem contato na curva 2. Hamilton cai para posição 8, enquanto Verstappen faz pit para nova asa - relata o tweet.

Lando Norris, a exemplo de Verstappen, também tocou Charles Leclerc e foi penalizado em 5 segundos. E na mesma volta.

- VOLTA 7/71. Norris e Leclerc também fazem contato pesado - Leclerc bate na parede! Surpreendentemente, ele consegue continuar após parada para reparos.

 

Corrida de recuperação número 1

 

Com a queda para a oitava posição após o toque de Verstappen, a torcida, já fã de Hamilton, pode apreciar cada ultrapassagem do heptacampeão mundial. O tweet abaixo celebra o momento em que ele chegou ao quinto lugar, ao ultrapassar Vettel.

Hamilton foi passando da oitava colocação até a liderança, quando parou nos boxes e voltou em quarto, atrás de Russell, Perez e Sainz. Novamente foi ganhando posições até ser ovacionado ao ultrapassar Perez e voltar para a vice-liderança.

Pouco depois foi chamado aos boxes, colocou pneus macios e retornou em terceiro. A parada de Norris na pista, no entanto, fez o safety car voltar e outros pilotos aproveitarem para trocar pneus. Com isso, Hamilton voltou para a segunda posição, logo atrás de seu companheiro de equipe, e dali não mais saiu.

 

Corrida de recuperação número 2

 

Outro que fez uma corrida incrível foi Fernando Alonso. Em sua penúltima prova pela Alpine, o espanhol bicampeão em 2005 e 2006 largou em 17º lugar e chegou em quinto, batalhando por cada posição. E fez questão de abraçar cada membro de sua equipe após o fim da prova.

 

Climão na RBR

 

Sérgio Perez, ainda na briga pelo vice-campeonato da temporada e que parecia tranquilo na terceira posição, foi sendo passado pelas Ferraris de Sainz e Leclerc e pela Alpine de Alonso, caindo para a 6ª posição. A RBR até que tentou, mas Verstappen não aceitou permanecer em 7ª para que seu companheiro de equipe garantisse mais pontos, e também o ultrapassou no finzinho.

Terminando em sétimo, Sergio Perez, que fez jogo de equipe em diversas corridas em benefício de Verstappen, ironizou pelo rádio: “Obrigado por isso, rapazes, obrigado. Isso mostrou quem ele realmente é.” Xiiiii...

 

Briga pela vice-liderança da temporada

 

A definição do vice-campeão da temporada 2022 vai ficar para a última corrida, no próximo domingo, dia 20/11, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Isso porque Charles Leclerc e Sergio Perez saem do Brasil com o mesmo número de pontos, 290, e agora George Russell tem 265. Caso Verstappen tivesse permitido que Perez chegasse em sexto, ele teria somado 293, ficando ligeiramente à frente de Leclerc.

Por outro lado, os dois pilotos da Ferrari também terminaram um atrás do outro, com Sainz em terceiro e Leclerc em quarto. Se Leclerc tivesse ficado no lugar do companheiro de equipe, colocaria ainda mais distância para Perez. Como ninguém cedeu, a briga vai ser boa em Abu Dhabi.