A diretoria do Corinthians não procurou Ramiro para tratar de uma eventual renovação contratual. O meia, cujo contrato se encerra em 31 de dezembro, já entregou o apartamento alugado no qual morava com a esposa e o filho em São Paulo e retornou a Gramado, no Rio Grande do Sul.
Ramiro, de 29 anos, tinha bastante moral com o técnico português Vítor Pereira, que chegou a dizer em uma entrevista coletiva que, se fosse o presidente Duilio Monteiro Alves, renovaria rapidamente com o jogador. A saída de VP do clube deixou a renovação do meia mais distante.
O meia foi contratado em dezembro de 2018, com status de jogador importante, vindo do Grêmio. O salário era considerado alto, o que esfriou o interesse do Timão em mantê-lo no elenco para 2023. Embora fosse jogador importante para o elenco, não se firmou como titular ao longo do ano.
Ramiro no treino aberto do Corinthians pré-final da Copa do Brasil — Foto: Marcos RIbolli
Antes de retornar ao Sul, Ramiro esteve com alguns de seus companheiros de Corinthians no lançamento de um espaço de futvôlei de Fábio Santos, em Santana, Zona Norte de São Paulo. Como havia ainda certa indefinição ao fim da temporada, ele não se despediu do elenco no CT.
O meia agora aguarda o andamento da janela de transferências para avaliar propostas e decidir seu futuro com calma. Em junho, Ramiro retornou ao Timão após empréstimo ao Al Wasl, dos Emirados Árabes. À época, tinha futuro incerto, mas caiu nas graças de Vítor Pereira.
Foram 14 jogos disputados em 2022. Desde 2018, foram 120 jogos com a camisa alvinegra e seis gols marcados.