TERÇA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2023 ÀS 15:45:08
Acadêmicos de Veterinária são imunizados contra a raiva em ação multidisciplinar

Acadêmicos de Medicina Veterinária compõem o grupo de risco susceptível à contaminação por raiva, por estarem em contato com animais desde os primeiros períodos da graduação e em diversas áreas do conhecimento. Por conta disso, o Unisalesiano atualiza, anualmente, e de forma gratuita, os protocolos de pré-exposição para a doença.

 

Dessa forma, os alunos foram vacinados contra a raiva no mês de abril e, nesta semana primeira semana de maio, coletaram sangue com o objetivo de separação do soro para titulação das amostras para verificação da imunidade.

 

 

Multidisciplinar

A atividade ocorreu de forma multidisciplinar, agregando os cursos de Biomedicina Enfermagem. “Aqui, na Instituição, todos os acadêmicos do 1º termo são vacinados, bem como alunos de outros anos que precisam de reforço. E, nos anos seguintes, há a repetição da sorologia”, explicou o docente do Curso de Medicina Veterinária, Rafael Cipriano.

 

A acadêmica do 5º termo, Julia Maria Giraudon , foi vacinada contra a raiva no ano passado e, agora, submetida à sorologia para verificação da imunidade. “A sorologia para raiva é muito importante para quem lida com animais e, normalmente, ela é exigida para poder fazer o estágio na área. Essa ação é importante, pois nos ajuda em todos os sentidos”, disse Julia.

 

Por sua vez, o acadêmico do 7º termo, Leonardo de Souza Castilho Rillo, considera bem bacana o fato de a Instituição fornecer a vacinação e a sorologia pelo fato de agilizar o procedimento. “Fica bem mais fácil do que ir procurar uma unidade de saúde, aguardar a abertura do frasco da vacina para uma quantidade certa de pessoas”, explicou.

 

 

Raiva

A raiva é uma doença viral que afeta mamíferos, incluindo animais e seres humanos. A raiva humana é rara, mas grave, que afeta o sistema nervoso central. À medida que a doença progride, os sintomas podem incluir dor muscular, convulsões, paralisia e coma, podendo ser fatal.

 

 

Foto: Divulgação

 

 

Foto: Divulgação

 


Fonte: HojeMais