DOMINGO, 25 DE JUNHO DE 2023 ÀS 13:07:19
Agronegócio na Expô Araçatuba terá área 100% coberta

A Expô Araçatuba (SP), que será realizada entre os dias 6 e 16 de setembro no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, terá a parte agropecuária concentrada em um ambiente 100% indoor. A Arena Siran Agro será instalada em uma das pistas cobertas do Complexo Esportivo Equestre do recinto.

 

As novidades foram apresentadas à imprensa em um jantar no Hotel Botânico, realizado na noite de quinta-feira (22) pelo Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e pela Viva+, organizadora da feira. O evento reuniu aproximadamente 200 convidados, entre pecuaristas, agricultores, criadores de cavalos e competidores de provas equestres, empresários e autoridades.

 

O presidente do Siran, Thomas Rocco, informou que a Arena Siran foi pensada para disponibilizar ao público interessado o melhor da genética bovina de corte, da bioenergia e dos esportes equestres, com muita oportunidade de aprendizado e networking.

 

Ele disse ainda que o novo e inovador formato indoor está totalmente alinhado com as ações que vêm sendo realizadas nas feiras agropecuárias mais representativas do Brasil. “Temos certeza de que, desde já, esta é uma proposta vencedora e queremos contar com empresas e produtores rurais ao nosso lado, em uma parceria bem-sucedida na retomada da grandiosidade da parte rural da Expô Araçatuba”, comentou.

 

 

Apresentação

 

Durante o jantar foi exibido um vídeo com a perspectiva da Arena Siran. Ela concentrará os estandes dos criadores e expositores de equipamentos e insumos, organizados em sistema de show room; atendimento ao cliente, além de currais para a exposição de animais e palco dedicado a palestras técnicas.

 

A Central Leilões também é parceira da parte pecuária da Expô e o diretor da empresa, Lourenço Campo, falou para o público presente. Ele explicou que o objetivo com essa estrutura é dar um espaço adequado para os criadores mostrarem seus produtos em um ponto de encontro e apresentação.

 

“Eu acho que está faltando isso no mercado, não é de Araçatuba, é no mercado nacional, a verdade é essa, nós temos algumas exposições que até estão muito bem, mas a maioria esmagadora não”, comentou.

 

Para Campo, essa proposta vem de encontro à exposição que ele sente mais falta, que é a Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne) de São Paulo, que ele considerava extraordinária por ser um ponto de pecuaristas e gente do agro. 

 

Ainda de acordo com ele, para a Expô Araçatuba já estão confirmadas as presenças de importantes especialistas, entre eles Alexandre Mendonça de Barros, Bento Ferraz, Márcio Ribeiro, Roberto Barcelos e Roberto Sartori Filho e Ian David Hill. “Esses renomados analistas e consultores da pecuária nacional vão compartilhar conhecimentos valiosos com o público participante”, afirmou.

 

 

Parceria com a Udop é outra novidade da feira em 2023

 

 

Setor de Bionergia foi incluído na feira neste ano (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)

 

 

Outra novidade anunciada durante o jantar promovido pela organização da Expô Araçatuba na noite de quinta-feira foi a parceira fechada entre o Siran e a Udop (União Nacional de Bioenergia), que levará para a feira o setor de bioenergia.

 

Durante o encontro, o gerente de Marketing e Comunicação da Udop, Rogerio Mian, explicou que na feira a entidade irá promover palestras e cursos técnicos para fornecedores e empresas, fomentando o setor de bioenergia.

 

Ele destacou a parceria com o Siran também no 16º Congresso Nacional de Bioenergia, que será realizado em Araçatuba nos dias 5 e 6 de julho, acrescentando que as duas entidades passam a andar de mãos dadas nos seus grandes eventos. “Udop e Siran sempre tiveram sinergia, pois trabalham em função do agronegócio e para o produtor rural e empresas deste setor tão representativo na economia regional e nacional”, disse.

 

 

Equestre 

 

Também faz parte da Expô o setor equestre, que utilizará outra arena do complexo para a realização das provas de Laço em Dupla, Ranch Sorting e 3 Tambores.

 

Segundo o que foi anunciado, haverá workshop de Equitação Básica e 3 Tambores, e o diretor do Siran, João Mário Geralde, disse está em negociação para a realização de workshops de Ranch Sorting e de Julgamento de Mangalarga.

 

 

Parceria

 

Na apresentação, o Siran e a Viva+ reafirmaram que a realização da Expô Araçatuba só é possível graças à parceria de uma série de empresas que acreditam no formato e no conteúdo da feira, entre eles a Prefeitura.

 

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), elogiou o novo formato da Expô Araçatuba, no que diz respeito ao setor do agronegócio e relacionou a feira ao desenvolvimento econômico local e regional. “Estamos falando em cerca de R$ 30 milhões movimentados em 10 dias de Expô”, disse. 

 

Ele comentou que o evento se sobrepõe ao agro e ao entretenimento, gerando oportunidade de negócio para todos os setores produtivos. Por fim, citou que há mais de 60 anos a região vive esse momento e a população fica ansiosa esperando esse período festivo. 


Fonte: HojeMais