
Amostra de água coletada hoje por morador na zona leste de Araçatuba (Foto: Divulgação)
A turbidez na água distribuída à população de vários bairros de Araçatuba (SP) nos últimos dias, que virou assunto de requerimento aprovado na Câmara na última segunda-feira (24), é consequência de rompimentos em adutoras e intervenções na rede de distribuição, segundo nota divulgada pela GS Inima Samar nesta quarta-feira (26).
O Hojemais Araçatuba fez matéria a respeito no final de março, após ser procurado por moradores na zona leste da cidade, e não ocasião a informação passada foi de que o problema seria consequência de testes realizados na ETA 4 (Estação de Tratamento de Água), que deve ser inaugurada nos próximos dias.
Agora, segundo a concessionária, na última semana foram feitas manutenções emergenciais para conserto de rompimentos em adutoras e intervenções necessárias para a setorização do sistema de distribuição de água, o que voltou a ocasionar o problema, principalmente para moradores em alguns bairros da zona leste.
"As intervenções feitas nas redes de água – seja por manutenção emergencial ou melhorias e investimentos – exigem, em muitos casos, a despressurização e esvaziamento da rede durante o período de manutenção; no retorno do abastecimento, ocorre eventualmente o arraste de algum material inerte presente nas tubulações, que não causa danos à saúde, mas que pode mudar a coloração da água momentaneamente em alguns pontos da rede", afirma a empresa na nota.
A GS Inima Samar argumenta que para minimizar o problema são realizadas descargas de limpeza nas redes para eliminar os resíduos que possam chegar aos imóveis, mas nem sempre se consegue eliminar 100% esse efeito.
Qualidade da água
Segundo a concessionária, de hora em hora são coletadas amostras da água para verificação da qualidade, testes estes que atestam que ela é segura para consumo. "A qualidade da água distribuída à população de Araçatuba obedece integralmente aos parâmetros exigidos pela legislação brasileira, definidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde", diz a nota.
A empresa informa que por mês são realizadas mais de mil análises para avaliar todas as etapas do tratamento da água, na captação, estações de tratamento, redes de distribuição e chegada aos cavaletes dos imóveis. São verificadas a turbidez da água, cor, cloro, coliformes totais, parâmetros de metais e até a presença de agrotóxicos.
Redes de água tem trechos com mais de 80 anos de uso
A GS Inima Samar informa que Araçatuba tem 990 km de redes de água e de 960 km de redes de esgoto para atender 78,5 mil ligações entre residências, comércio, indústria e prédios públicos.
Segundo a concessionária, muitos trechos das redes de água são bem antigos, com mais de 80 anos de uso, por isso é grande a demanda por manutenção emergencial, sendo necessário um trabalho permanente de troca de redes e ramais antigos.
O diretor técnico da GS Inima Samar, Eduardo Caldeira, informa que somente em 2022 foram implantadas 44 km de redes, entre substituições de redes antigas e novas redes de água.
Ele afirma que a empresa tem investido pesado em setorização do sistema para redução de perdas na distribuição, renovação de redes e segurança hídrica. Com isso, no ano passado foram investidos mais de R$ 46 milhões em obras e melhorias para o saneamento da cidade.
“Nossos números atestam o esforço permanente da GS Inima Samar em prestar um serviço de qualidade com eficiência e responsabilidade para toda a população de Araçatuba. Esse será sempre o nosso objetivo”, finaliza.
Contatos
A empresa informa que clientes com dúvidas ou quiserem solicitar a descarga de rede no cavalete do imóvel podem entrar em contato pelos canais de atendimento, que ficam disponíveis 24h por dia, todos os dias da semana. O pedido pode ser feito pelo Whatsapp (11) 95020-6424 ou pelo telefone 0800 770 2295.
Fonte: HojeMais