SEGUNDA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2023 ÀS 15:25:51
Alta demanda no mercado pet de Araçatuba estimula a criação de novos estabelecimentos

Araçatuba está vivendo uma expansão no mercado pet registrando um aumento de 5,7% na abertura de novas empresas no setor em 2022. Isso representa um total de 74 novos estabelecimentos.

 

A tendência positiva de crescimento não se limitou ao ano passado. No primeiro trimestre de 2023, Araçatuba acolheu mais 10 empresas do setor pet, sustentando o ciclo de expansão empresarial.

 

Uma pesquisa elaborada pela plataforma 'Observatório Econômico', da Prefeitura, utilizando dados da Receita Federal, revelou que as duas atividades que mais atraíram investimentos em 2022 foram o comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação, com um total de 43 unidades (58% do total), seguidos pelos serviços de higiene e embelezamento de animais domésticos, que representaram 32,4% do total com 24 novos estabelecimentos.

 

O município registrou ainda a abertura de empresas especializadas em procriação de animais destinados à categoria 'de estimação' e na fabricação de alimentos para animais, ambas com duas unidades cada, bem como representantes comerciais e agentes de comércio de matérias-primas agrícolas e animais vivos, além do comércio atacadista de alimentos para animais e alojamento de animais domésticos, todas com uma unidade cada.

 

No que diz respeito à estrutura empresarial, a maioria das 74 empresas inauguradas no primeiro semestre do ano foi de MEIs (Microempreendedores Individuais), representando 62,16%, enquanto 37,84% foram classificadas como MEs (Microempresas).

 

 

Bairros

Em termos geográficos, alguns bairros de Araçatuba se destacaram como polos de crescimento para o mercado pet. O Umuarama liderou este avanço, recebendo sete novas empresas. Seguiram-se os bairros Aeroporto, Planalto e Vila Industrial, cada um acolhendo quatro novas unidades. Em adição a esses, os bairros Guanabara, Ipanema e Paraíso também exibiram sinais notáveis de desenvolvimento, com a instalação de três novas empresas em cada um deles.

 

Neste contexto de crescimento, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba, Laerte Rocha, afirma: "Os dados são muito animadores. O aumento contínuo no número de empresas do setor pet na cidade demonstra o potencial de Araçatuba como um hub para investimentos neste segmento. Isso não só impulsiona o crescimento econômico do município, mas também cria empregos e oferece uma gama maior de serviços à população" .

 

As empresa que se instalaram na cidade no primeiro trimestre de 2023, são do ramo de comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação. Outras áreas da cadeia produtiva, como higiene e embelezamento de animais domésticos, criação de animais de estimação, comércio atacadista de alimentos para animais e alojamento de animais domésticos, também registraram abertura de uma nova empresa cada.

 

Os novo estabelecimentos inaugurados entre janeiro e março deste ano estabeleceram-se nos bairros Jardim Amizade, Conjunto Habitacional Mão Divina, Morada dos Nobres, Santana, São Vicente, Vila Alba e Vila Mendonça.


Fonte: HojeMais