
Você se imagina chegando aos 94 anos de idade? Se a reposta for sim, como você acha que vai estar com essa idade? O médico pediatra de Araçatuba (SP), Luiz Geraldo Nogueira decidiu continuar trabalhando.
Quebrando todos os tabus e até mesmo preconceitos, Luiz Geraldo é o médico mais velho em atividade no município. Pediatra na cidade desde 1972, hoje, aos 94 anos, ele continua atendendo crianças e adolescentes.
Geraldo conversou com a reportagem do Hojemais Araçatuba e falou sobre momentos que mais marcaram a carreira e as dificuldades de ser pediatra antigamente.
“Eu comecei a clinicar aqui no município em 1972. Araçatuba ainda era uma cidade muito pequena, com mínimos recursos para exames e atendimento. Naquela época, existiam apenas dois aparelhos de raio-X na cidade. Tudo dependia mais da capacidade clínica do médico do que diagnósticos por imagem” , afirma.
As dificuldades não param por aí. De acordo com o médico, “naquela época não tinha cirurgias auxiliares, qualquer problema de saúde precisava ser resolvido na base de experiência clínica, já que não existia pronto-socorro. Eu vivia de plantão praticamente 24h por dia, todos os dias, atendendo pessoas que tinham condições de pagar e as que não tinham também. O trabalho era muito exaustivo” , relembra.
Mudanças patológicas
As doenças também mudaram de 1972 para 2023. De acordo com o especialista, as verminoses eram bem conhecidas antigamente.
“Outra coisa que mudou muito é a patologia. Naquela época, as verminoses eram extremamente dominantes. Encontrávamos muito amarelão juntamente com os casos de lombrigas. A maior parte desses problemas se dava pelas condições precárias que se via na zona rural, sem saneamento básico” .
Fonte: HojeMais