
A Secretaria de Cultura de Araçatuba (SP) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (19), termo de ratificação para a contratação da profissional que fará a restauração do painel assinado pelo artista plástico Sílvio Russo. A publicação está relacionada ao processo de dispensa de licitação nº61/2022.
A divulgação do texto, que confirma a contratação da artista plástica e especialista em restauro Rose Fávero, ocorre após o Ministério Público entrar com uma ação contra a Prefeitura de Araçatuba.
No documento, o promotor de urbanismo e meio ambiente do Ministério Público, Cláudio Rogério Ferreira, solicita que o município restaure e recupere o painel localizado no MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas).
A ação civil pública, assinada no dia 29 de março, pede à Justiça que seja expedida liminar com o objetivo de determinar que o município cumpra com a execução das obras necessárias, providencie um local adequado para a sua manutenção, onde o painel não esteja sujeito a intempéries. Caso descumpra a ordem, o MP pede multa diária de R$ 5 mil.
Conservação
(Foto: Manu Zambon/Hojemais Araçatuba)
A última intervenção para a conservação da obra foi feita em 2011 durante a atividade “Teoria e prática de restauro”, ministrada pela Oficina Cultural Sílvio Russo, comandada por Rose Fávero.
Em 2019, o Hojemais Araçatuba publicou reportagem sobre a situação da obra, mostrando que o painel estava danificado há pelo menos quatro anos. Os danos foram causados, em grande parte, por uma infiltração que atingiu uma das paredes do espaço do MAAP.
De acordo com a secretária de Cultura, Tieza Marques, a equipe da pasta tem trabalhado para iniciar os procedimentos para o restauro desde o ano passado e que agora, após a ratificação publicada ontem, falta apenas o pagamento para que a artista inicie o trabalho.
O processo de restauro está previsto para durar de quatro a seis meses, já que todo processo é delicado. O valor do serviço é de R$ 81 mil, segundo Tieza, que será custeado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.
Infiltração
Tieza também explica que o problema da infiltração foi resolvido em 2021 e a área está completamente seca. “Tem algumas partes onde é possível fazer o restauro na própria parede. As mais danificadas serão removidas com o reboco; um novo suporte será feito e a peça recolocada no lugar, para então passar pelo restauro” disse a secretária.
O Hojemais Araçatuba também procurou o Conselho Municipal de Políticas Culturais, mas até a publicação da reportagem, não houve posicionamento do conselho, nem da câmara setorial de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, sobre o assunto.
(Fotos: Manu Zambon/Hojemais Araçatuba)
Fonte: Hojemais