QUINTA-FEIRA, 13 DE JULHO DE 2023 ÀS 12:43:19
Araçatuba pode ter chuva na quinta e temperatura vai cair

Um sistema de baixa pressão associado com uma frente fria, avança pelo litoral paulista na próxima quinta-feira (13), causando aumento da nebulosidade e chuvas isoladas a partir da tarde, principalmente no oeste, sul e leste do Estado, segundo a meteorologista Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, o Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) da Unesp de Bauru.

 

Também são previstos ventos fortes para a faixa litorânea, que pode provocar alterações nas condições do mar, levando à possibilidade de interrupção dos serviços de transporte por balsas por motivos de segurança, segundo alerta emitido pela Marinha do Brasil.

 

Ainda de acordo com a meteorologista, na sexta-feira a frente fria desloca-se rapidamente para o oceano, devido à entrada de um sistema de alta pressão pós-frontal, com forte massa de ar frio, que causará pouca nebulosidade e acentuado declínio nas temperaturas.

 

 

Frio

O site Climatempo prevê que nesta quarta-feira (12) os termômetros ainda devem chegar a 33ºC no período da tarde em Araçatuba. Na quinta-feira, porém, a máxima deve ser de 20ºC e há 90% de possibilidade de chover até 5 milímetros em forma de pancadas, durante a noite.

 

Já na sexta-feira os termômetros devem marcar entre 12ºC e 25ºC, com algumas nuvens e névoa ao amanhecer, e para o sábado a temperatura mínima prevista é de 10ºC, com a máxima também chegando a 25ºC.

 

 

Litoral

O comunicado da Marinha informa que quarta-feira e sexta-feira, o litoral brasileiro deve ter ventos com velocidade variando de 100 km/h (55 nós) a 115 km/h (63 nós), ressacas com ondas atingindo 4,5 metros de altura e presença de neblina.

 

Segundo o Departamento Hidroviário, há interrupção das travessias quando a velocidade do vento ultrapassar o limite de segurança. Além disso, a força da maré, a visibilidade reduzida ou a ocorrência de ondas maiores também podem ocasionar a suspensão das operações marítimas.

 

Responsável pela gestão de oito travessias, o DH conta com uma frota de balsas e lanchas destinadas ao transporte de passageiros e carga. No total, o sistema atende, diariamente, a um fluxo de 54 mil usuários.

 


Fonte: HojeMais