TERÇA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2023 ÀS 08:29:56
Araçatuba soma 2.287 fraudes em hidrômetros e ligações de água em 2022

Policiais acompanham fiscalização de fraude encontrada pela GS Inima Samar (Foto: Divulgação)

 

A GS Inima Samar, concessionária responsável pelo tratamento de água e esgoto de Araçatuba (SP), registrou 2.287 fraudes em hidrômetros e ligações de água na cidade em 2022. De acordo com a empresa, é como se a cada 30 ligações de água, uma fosse modificada para não registrar o real consumo do imóvel.

A concessionária revela que não são apenas imóveis residenciais que apresentam alterações que podem ocasionar o furto de água. No fim do ano passado, a GS Inima encontrou irregularidade no hidrômetro de um grande estabelecimento do ramo hoteleiro, instalado em uma das principais avenidas da cidade.

Segundo a empresa, a alteração feita no hidrômetro para burlar o real consumo de água no imóvel chamou a atenção por ser um local de grande porte, que estaria cometendo a irregularidade há muito tempo. A GS Inima Samar informa que o caso está em apuração e a direção da empresa responde judicialmente. Não informado o valor estimado do prejuízo.

 

Fiscalização

 

A concessionária informa que as fraudes são identificadas durante vistorias realizadas constantemente pelos colaboradores. Eles utilizam aparelhos com alta tecnologia que identificam qualquer tipo de alteração nos medidores.

O gerente Comercial da GS Inima Samar, Luís Henrique Rodrigues, explica que quando é encontrada alguma irregularidade, a polícia é acionada para registrar um boletim de ocorrência. “A Polícia Científica faz todo o registro fotográfico da situação e, dependendo da gravidade do caso, um processo é instaurado contra a pessoa”, informa.

Confirmada a irregularidade, o usuário é indiciado por furto qualificado mediante fraude. Em caso de condenação, a pena varia de 2 a 8 anos de prisão.

Entretanto, a pessoa também poderá responder administrativamente, conforme previsto no artigo 60 da Resolução AR-DAEA 0001/2013. Essa resolução prevê uma série de infrações passíveis de penalidades ao usuário, e em geral é a base para as fiscalizações realizadas pela GS Inima Samar.

 

Furto de hidrômetros

 

Segundo a GS Inima Samar, além das fraudes, também foram registrados mais de 110 furtos de hidrômetros em Araçatuba no ano passado, aumento de cerca de 2000% com relação a 2021.

Rodrigues informa que esse crescimento teve início em maio e as causas estão sendo investigadas. “Já notificamos os ferros-velhos e fundições que recebem esses materiais e estamos constantemente realizando vistorias”, afirma.

Ele reforça que é responsabilidade do usuário zelar e cuidar do cavalete do hidrômetro para que ele não seja danificado. “Qualquer manutenção ou interferência deve ser feita apenas pela GS Inima Samar” ,alerta.

 

Saúde

 

Existem ainda os riscos impostos à saúde e segurança pública dos demais usuários pela prática da fraude, que configura, em tese, o crime de corrupção ou poluição de água potável previsto no artigo 271 do Código Penal, que prevê reclusão de dois a cinco anos.

O diretor-técnico da concessionária, Eduardo Caldeira chama a atenção dos usuários que as fraudes podem interferir na qualidade da água, prejudicando a condição com que ela chegue no imóvel do fraudador e também nos vizinhos. “São situações que nos preocupam e que estão cada dia mais frequentes” , comenta 

 

Denúncia

 

Quem suspeitar ou souber de alguma fraude em hidrômetros e ligações de água pode fazer denúncia anônima pelos canais de atendimento da GS Inima Samar (WhatsApp (11) 95020-6424 e Call Center 0800 7702295).


Fonte: HojeMais