Mais duas pessoas morreram após a infecção pelo novo coronavírus em Araçatuba, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Saúde. O município acumula 953 óbitos desde o início da pandemia, sendo 5 no mês de dezembro, que registrou uma explosão de casos de Covid-19, com 2.364 pacientes infectados ante os 305 confirmados em novembro, um aumento de 675%.
As duas mais recentes vítimas do novo coronavírus em Araçatuba não estavam com vacinação completa contra a Covid-19, tinham comorbidades e estavam internados na Santa Casa local. A primeira é uma mulher de 67 anos, que estava internada desde o dia 23 de dezembro e faleceu na terça-feira (27); a outra vítima é um homem de 68 anos, que estava hospitalizado desde 9 de dezembro e morreu nessa quarta-feira (28).
Nos hospitais da cidade, há 12 moradores internados para o tratamento da doença, sendo 7 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 5 em isolamento.
O último boletim epidemiológico do ano aponta que o mês de dezembro registrou 2.364 casos de Covid e 5 mortes, ante os 305 casos e 6 óbitos confirmados em novembro. Desde o início da pandemia, 59.100 pessoas tiveram a doença, das quais 57.042 estão recuperados.
Araçatuba, assim como o País, vem enfrentando um aumento no número de casos, internações e óbitos pela doença desde o mês passado, quando foram confirmadas seis mortes – os últimos óbitos haviam sido registrados em agosto, ou seja, não houve vítimas em setembro e outubro. Em dezembro, três óbitos foram registrados.
Máscara
Por causa do aumento no número de casos e mortes, a Prefeitura publicou um decreto recomendando a volta do uso de máscara de proteção facial (cobrindo boca e nariz) em ambientes fechados, públicos e privados.
A medida vale para toda a população, especialmente para pessoas com fatores de risco para complicações da Covid (imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades).
Vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância de manter o esquema vacinal completo contra a Covid. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Não é necessário fazer agendamento.
Fonte: rp10