
Policiais equatorianos inspecionam um escritório após um ataque armado que deixou 10 mortos no centro de Guayaquil, Equador, neste domingo, 30 de abril — Foto: Gerardo Menocal/AFP
Dez pessoas morreram e uma ficou ferida após um ataque armado em Guayaquil, cidade portuária do Equador, na madrugada deste domingo (30). O crime teria acontecido em um escritório no centro da cidade.
Guayaquil está em estado de emergência devido ao aumento da violência causada pelo narcotráfico, informou a polícia neste domingo (30).
O ataque, ocorrido pouco depois da meia-noite de sábado, deixou "um total de 10 mortos e um ferido", disse a polícia local a jornalistas.
Onda de violência
Há cerca de duas semanas, pelo menos 12 detentos foram mortos em uma prisão equatoriana em meio a um novo confronto entre gangues.
O Equador tem registrado diversos motins nas prisões desde 2021, resultando na morte de centenas de detentos, o que o governo atribui a confrontos entre gangues de drogas que lutam por território e controle.
No ano passado, uma delegação da Organização das Nações Unidas (ONU) descobriu que a violência nas prisões do Equador foi causada por anos de negligência do Estado com o sistema penitenciário.
O presidente Guillermo Lasso, um ex-banqueiro conservador que enfrenta audiências de impeachment por acusações de corrupção, tem lutado para lidar com a crescente violência no Equador, um país usado como ponto de trânsito para a cocaína que se desloca para a Europa e os Estados Unidos.
No início deste mês, o governo do Equador alterou um decreto para permitir o uso civil de armas de fogo e spray de pimenta, citando a crescente insegurança no país sul-americano.
Agentes de segurança chegam à Penitenciária do Litoral após tumulto, em Guayaquil, Equador, 14 de abril de 2023. — Foto: REUTERS/Vicente Gaibor del Pino
Fonte: G1