
O aumento de 18% nas passagens dos ônibus intermunicipais que entrou em vigor no último sábado (1), autorizado pela Artesp (Agência de Transportes de São Paulo), assustou usuários que fazem diariamente o trajeto entre Araçatuba (SP) e Birigui.
Um desses usuários procurou o Hojemais Araçatuba na segunda-feira (3) para desabafar, pois teve que desembolsar R$ 6,30 pela passagem do ônibus que faz o trajeto de pouco mais de 10 quilômetros. O valor é R$ 1,00 mais caro do que antes.
Ele considerou o percentual muito elevado, levando em consideração que a inflação com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de junho de 2022 a maio de 2023, foi de 3,12%.
Além disso, o usuário questiona a qualidade dos ônibus oferecidos pela empresa, que não seriam limpos com frequência, não possuem sistema de ar condicionado e a empresa teria reduzido os horários disponibilizados tanto no período do dia como da noite.
A justificativa da Artesp para definir o percentual de aumento das passagens dos ônibus intermunicipais foi o aumento do preço dos combustíveis (97,86%), pneus (27%) e veículos (34%) ao longo de 2022.
A reportagem não conseguiu contato com a empresa que presta o serviço de transporte coletivo entre Araçatuba e Birigui para obter informações sobre a qualidade do serviço prestado.
Fonte: HojeMais