QUARTA-FEIRA, 3 DE MAIO DE 2023 ÀS 08:49:26
Bolsonaro afirma que não quis constranger ninguém ao visitar a Agrishow

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atendeu visitou na manhã de segunda-feira (1) a Agrishow, feira agropecuária internacional, realizada em Ribeirão Preto (SP), e afirmou que não quis constranger ninguém. Ele esteve acompanhado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), e arrastou uma multidão por onde passou.

A visita do ex-presidente causou desconforto no governo federal, que ameaçou suspender o patrocínio do Banco do Brasil ao evento e não enviou nenhum representante, a ponto de a organização da feira decidir por suspender a realização da cerimônia de abertura.

Bolsonaro comentou durante entrevista coletiva que não há nada mais gratificante do que ser bem recebido em um evento, como aconteceu na Agrishow, e argumentou que ninguém estava proibido de ir à feira, referindo-se aos representantes do governo federal.

Sem constrangimento

Ao término da coletiva, enquanto Tarcísio se dirigia para dar entrevista à rádio oficial da feira, Bolsonaro parou para falar com alguns repórteres. “Eu não vim aqui para constranger ninguém. Eu não viria jamais para constranger alguém”, declarou.

Quando questionado sobre quem ele estava representando na feira, ao lado do governador do Estado, o ex-presidente sorriu e disse: “Eu sou um ex, eu sou um ex. Eu falei aqui, eu fui na Rússia negociar a continuidade do fornecimento de fertilizantes para o Brasil. Tu acha que o atual governo teria competência para isso? Eu tenho certeza que não” , argumentou.

O ex-presidente comentou que após esse episódio esteve em Prudentópolis, no Paraná, onde haveria a maior comunidade de ucranianos do Brasil, segundo ele, e foi muito bem recebido pela população, que teria entendido o posicionamento dele em relação à guerra da Rússia com a Ucrânia.

Futuro político

O ex-presidente também respondeu questionamento feito sobre o futuro político e afirmou que não há como saber sobre 2026, mas que para as próximas eleições, no ano que vem, para prefeito e vereadores, não deve concorrer a nenhum cargo eletivo.

Durante a entrevista coletiva, Tarcísio de Freitas também foi questionado se seria o substituto natural de Bolsonaro, caso esse decida não concorrer na próxima eleição a presidente.

Ele, porém, afirmou que nesse momento tem um compromisso com os eleitores do Estado de São Paulo. “Não dá nem para pensar nisso. Todos os nossos projetos são de longo prazo, meu foco absoluto é São Paulo, estou aqui para isso”, declarou.

CPI do MST

O governador também comentou sobre a instalação da CPI para investigar as invasões de terra pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), na semana passada, e disse ser favorável à investigação, argumentando que é preciso saber o por quê das invasões de terra agora.

Ele argumentou ainda que é preciso de segurança no campo e que no Estado de são Paulo, o governo está fazendo todos os esforços nesse sentido, para garantir o direito à propriedade. “Se não der segurança, se não der apreço, vai destruir o patrimônio brasileiro”, declarou.

Armamento

Bolsonaro seguiu na mesma linha e defendeu o armamento do homem do campo para garantir o direito à propriedade. Ele justificou que no governo Fernado Henrique Cardoso havia uma invasão de terra por dia, nos dois mandatos anteriores do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) eram 20 por mês e na gestão dele, seis por ano

“Como isso? Primeiro tratando com dignidade o assentado, titulando terra, outra questão, foi a questão do armamento... ... Isso comprova que estávamos no caminho certo. O armamento inibe a violência, ao contrário do que alguns querem pregar”, justificou.

 

 

Multidão

 

 

Ao chegar à feira, Bolsonaro e Tarcísio foram recepcionados em um estande onde seria a cerimônia oficial de abertura e falaram aos presentes. O Hojemais Araçatuba não conseguiu entrar nesse local a tempo devido à dificuldade para obter informações.

Assim que deixaram o recinto os dois passaram a ser acompanhados por dezenas de pessoas, grupo que só foi crescendo durante o passeio pela feira. Antes de seguir para a sala de imprensa, a dupla subiu em três máquinas agrícolas em estandes de expositores distintos, levando os seguidores ao delírio.

O público ficou aguardando a saída de Tarcísio e Bolsonaro por mais de uma hora na porta da sala de imprensa e continuou a saga acompanhando os dois pelo recinto.  

 

 

Bolsonaro e Tarcísio subiram em máquinas agrícolas durante visita à Agrishow (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)

 

 

Bolsonaro e Tarcísio em meio aos seguidores durante visita à Agrishow (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)


Fonte: Hojemais