QUINTA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2023 ÀS 08:29:17
Bolsonaro retorna ao Brasil após 89 dias nos Estados Unidos

Ao lado de Valdemar e Flavio, Bolsonaro é filmado pela primeira vez na volta a o Brasil

 

Ex-presidente Jair Bolsonaro cumprimenta presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, no desembarque em Brasília

Ex-presidente Jair Bolsonaro cumprimenta presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, no desembarque em Brasília (Foto: Reprodução/CNN/Gustavo Uribe)

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi filmado pela primeira vez em seu retorno ao Brasil nesta quinta-feira. Na garagem da sede do PL, ele foi recepcionado pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e cumprimentou um de seus filhos, o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ). Também foi recepcionado por seu ex-secretário Fabio Wajngarten e pelo deputado Hélio Lopes (PL-RJ).

ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o aeroporto de Brasília às 7h40 desta quinta-feira por uma saída lateral, sob escolta de viaturas da Polícia Federal. A saída pelo hangar da PF é um protocolo de segurança para ex-mandatários.

A "saída pelos fundos", contudo, frustrou cerca de 100 apoiadores que aguardavam o ex-presidente no saguão do aeroporto.

Bolsonaro agora segue para a sede do PL, em um centro de convenções no centro da capital federal, onde será recepcionado por parlamentares e dirigentes da sigla. (Alice Cravo e Gabriel Sabóia)

 

Casal troca trabalho por espera a Bolsonaro no aeroporto

 

'Faltamos ao trabalho e trouxemos os netos para ver o mito', diz o motorista Adilson de Souza

'Faltamos ao trabalho e trouxemos os netos para ver o mito', diz o motorista Adilson de Souza (Foto: Gabriel Saboia / Brasília)

 

O casal Adilson e Eunice de Souza levou os netos, de 2 e 3 anos, para recepcionar ex-presidente Jair Bolsonaro no Aeroporto de Brasília. Para isso, precisaram faltar aos seus trabalhos. Adilson, que é motorista de ônibus, negociou uma reposição de turno com o chefe, que também é bolsonarista. Eunice, que é enfermeira, ainda não sabe como irá repor a falta.

— Vale tudo para mostrar aos netos o começo de um futuro melhor. Faltei hoje ao trabalho para mostrar às crianças que um outro Brasil é possível. Mas, a PF precisa deixar que este momento em família aconteça. Todos sabem que estão sabotando a volta do nosso presidente, que só saiu do Brasil pelo risco que o petismo representa — afirma Adilson. (Gabriel Sabóia)

 

Bolsonaro chega ao Brasil e Lula comunica agenda no Alvorada

 

Presidente Lula visita a base de submarinos da Marinha, o PROSUB, em Itaguaí.

Presidente Lula visita a base de submarinos da Marinha, o PROSUB, em Itaguaí. (Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo)

 

Em publicação no Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou que ficará recluso no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência. "Trabalhando hoje no Palácio da Alvorada, com reuniões com a ministra Simone Tebet, Márcio Macedo e Silvio Almeida. E assino também com a ministra Ana Moser o decreto da política de incentivo ao futebol feminino. Bom dia para todos!", escreveu o chefe do Executivo.

Enquanto isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao Brasil. A aeronave pousou no Aeroporto de Brasília às 6h37.

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro cantam o Hino do Brasil no saguão de desembarque do aeroporto de Brasília. Segundo estimativa da PM, cerca de 100 pessoas aguardam a saída do político. A previsão, porém, é que ele não passe pelo local. Como ex-mandatário, a Polícia Federal tem um protocolo específico em que ele deve sair por uma saída lateral. Por causa disso, palavras de ordem são gritados contra a PF e contra o PT. (Gabriel Sabóia)

 

Espumante e grito de 'cadeia': como foram as nove horas de viagem de Bolsonaro no avião 'Harry Potter'

 

Bolsonaro no avião que o trouxe ao Brasil após 89 dias nos EUA

Bolsonaro no avião que o trouxe ao Brasil após 89 dias nos EUA (Foto: Eduardo Graça )

 

Depois de quase três meses nos Estados Unidos em que apareceu em vídeos para políticos do PL e participou de conferências da direita internacional, o ex-presidente Jair Bolsonaro desembarcou no Brasil falando pouco sobre o seu futuro político. Tanto quando foi abordado pela imprensa ou por apoiadores, limitou-se a ouvi-los e dar sorrisos.

Bolsonaro iniciou a viagem de 9h com uma taça de espumante na mão e, apesar de o avião não ter wifi, só tirou os olhos e dedos do celular quando o jantar foi servido. Leia mais.

 

Inquéritos das joias, ameaça de inelegibilidade e ações em 1ª instância: o que Bolsonaro encara na Justiça após retorno

 

Bolsonaro embarca nesta quarta-feira em voo previsto para chegar em Brasília às 7h10

Bolsonaro embarca nesta quarta-feira em voo previsto para chegar em Brasília às 7h10 (Foto: Eduardo Graça)

 

De volta ao Brasil após mais de três meses nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro encontrará uma série de pendências na Justiça à sua espera. Entre elas inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e as investigações que caminham no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, precisará explicar à Polícia Federal o motivo de ter ficado com joias que recebeu de presente da Arábia Saudita quando ainda estava no cargo. Leia mais.

 

No Planalto, estratégia é que Lula ignore provocações de Bolsonaro enquanto aliados partem para o contra-ataque

 

Se de um lado apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro tentarão fazer de sua volta ao Brasil, marcada para esta quinta-feira, um grande evento, de outro, o Palácio do Planalto trabalha para não amplificar a repercussão do retorno do político do PL, que passou uma temporada de três meses nos Estados Unidos. A estratégia traçada por alguns dos principais ministros do governo é evitar a todo custo rebater eventuais ataques de Bolsonaro. Eles têm aconselhado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer o mesmo, para não se antagonizar a um adversário que, apesar da força política, hoje não tem mandato. Leia mais.


Fonte: O Globo