
Os parlamentares de Araçatuba (SP) aceitaram as duas proposições da Ordem do Dia da 14ª sessão ordinária do ano, ocorrida nesta segunda-feira (8).
De autoria da vereadora Regina Lourenço, a Regininha (Avante), projeto de lei aprovado denomina Elizabeth Chagas Bernardes (Bethinha's Trufas) a rua 9 do Loteamento Residencial Costa Ville.
Bethinha era dona da tradicional fábrica de chocolates “Bethinha's Trufas”, conhecida em todo país, negócio que ela começou após ganhar de presente de uma prima a receita da família de uma deliciosa trufa.
A empresária morreu em 11 de março de 2021, aos 67 anos, em São Paulo, onde estava internada após ter contraído a covid-19. Deixou o marido Edward José Bernardes e três filhos: Priscila, Fernando e Gabriela (que era sua parceira na fábrica).
Vários vereadores destacaram o lado carismático de Bethinha, que trabalhou em várias causas sociais e liderando ações para ajudar entidades beneficentes. Por um período, chegou a presidir a Aadefa (Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos de Araçatuba e região).
(Foto: Divulgação)
O vereador Nelson Marques Filho, o Nelsinho Bombeiro (PV), é autor de projeto de decreto legislativo que concede o Título de Cidadão Araçatubense ao médico Vinicius Nakad Orsatti, pelos relevantes serviços prestados ao município.
Formado pela Faculdade de Medicina na cidade de Vassouras (RJ), o médico fez residência no Hospital Sepaco, em São Paulo, especializando-se em Medicina Intensiva (UTI).
Durante toda a pandemia de covid-19, Orsatti coordenou as UTI’s da Santa Casa de Birigui e dos Hospitais da Unimed Araçatuba e Birigui. Nesse período, também participou, juntamente com outros professores, de estudos científicos em pacientes graves com covid-19, com publicação em revistas científicas dos Estados Unidos.
Atualmente é professor no curso de Medicina no Unisalesiano e está finalizando doutorado em sepse (infecção generalizada) pela Faculdade de Medicina da PUC em Curitiba (PR).
Fonte: Hojemais