QUARTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2023 ÀS 14:22:56
Caoe da Unesp promove assistência odontológica multiprofissional a bebês, crianças e adultos com Síndrome de Down

Hoje, 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Síndrome de Down (SD). Nesta data de reflexão, devemos tomar conhecimento de que tem se tornado cada vez mais necessário o desenvolvimento de projetos e ações que favoreçam a inclusão social das pessoas com Síndrome de Down e que promovam saúde e melhora da sua qualidade de vida.

 

O Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (Caoe), unidade auxiliar da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA) há 39 anos, tem prestado assistência odontológica multiprofissional às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

 

Dentre as pessoas assistidas, grande número é formado por bebês, crianças e adultos com Síndrome de Down. No Caoe, têm sido realizados projetos de prevenção de doenças bucais em bebês e crianças desde o nascimento, também com o objetivo de promover o acolhimento e adaptação das crianças no ambiente odontológico e de orientação dos pais sobre as formas de prevenção de doenças bucais.

 

Para correção de problemas oclusais são instalados aparelhos ortodônticos. Na fase adulta as pessoas com SD continuam recebendo a assistência odontológica preventiva e curativa.  

 

Além da assistência odontológica realizada no Caoe , alunos do curso de graduação em Odontologia e dos programas de Pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Odontologia da Unesp têm a oportunidade de adquirir conhecimento de técnicas especializadas para atendimento odontológico das pessoas com deficiência intelectual em equipe multiprofissional, pela rede de atendimento do SUS, pelo convênio da FOA com a prefeitura de Araçatuba.

 

Na área da pesquisa científica, projetos clínicos desenvolvidos por alunos do programa de Pós-graduação em Odontologia e por bolsistas de iniciação científica da FOA, são criados para avaliar a eficiência de tratamentos odontológicos especializados, e para conhecimento da evolução e desenvolvimento de doenças que acometem estas pessoas com maior severidade, como as doenças periodontais, sob supervisão de docentes cadastrados no Caoe. 

 

Para maiores informações sobre o atendimento odontológico, as pessoas devem acessar o endereço eletrônico https://www.foa.unesp.br/#!/unidades-auxiliares/caoe/apresentacao/ , e-mail caoe.foa@unesp.br , ou entrar em contato via telefone (18) 3636-2753 e WhatsApp (18) 99752-4475.

 

(Foto: Arquivo pessoal) - Leticia Helena Theodoro é professora doutora associada, supervisora do Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (Caoe) da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA) da Unesp.


Fonte: HojeMais