
Um cavalo encontrado ferido e amarrado a uma árvore em movimentada avenida de Araçatuba (SP), foi recolhido e encaminhado ao hospital veterinário do Unisalesiano, nesta terça-feira (2), após apelo feito por uma moradora na cidade.
Ela, que é professora em uma escola próxima do local, passou pela avenida Waldir Felizola de Moraes, no início da manhã, e se deparou com o equino amarrado a uma árvore, no trecho entre as rotatórias das avenidas Odorindo Perenha e dos Estados.
A suspeita da professora que enviou um vídeo ao Hojemais Araçatuba fazendo um apelo para que recolhessem o animal, é de que ele tenha sido atropelado. O desespero dela ela pelo risco de ele ir para a avenida novamente, causar um acidente e voltar a ser ferido.
A mulher contou à reportagem que havia mandado mensagens e telefonado para vários órgãos, mas ninguém teriam confirmado que o animal seria recolhido. Mais tarde, quando retornou ao local, foi informada que alguém conduzindo um carro com uma carretinha havia feito o resgate do equino e depois ela foi informada que o animal estava em uma clínica veterinária, mas não sabia onde.
Resgate
Ainda pela manhã a reportagem encaminhou e-mail à assessoria de imprensa da Prefeitura, que durante a tarde informou que o cavalo havia sido resgatado pouco depois das 8h e encaminhado para o Unisalesiano. Segundo o que foi informado, o animal havia sido avaliado e passaria por cirurgia.
A administração municipal informou que a Secretaria de Meio Ambiente abriu processo licitatório para compra de veículo com carroceria para transporte de animais de grande porte.
Segundo a Prefeitura, enquanto o veículo não é adquirido, o município tem um veículo para ajudar na coleta dos animais, mas a depender do porte, como no caso de hoje, foi possível levá-lo de forma segura até o local de atendimento.
O Unisalesiano confirmou que o equino estava em atendimento no hospital veterinário da instituição durante a tarde, bastante ferido, mas não foi informado que tipo de cirurgia seria necessário. Até a publicação dessa reportagem não havia informações sobre o proprietário do cavalo e do que havia causado os ferimentos.
Animal foi deixado ferido, amarrado a uma árvore na avenida Waldir Felizola de Moraes (Foto: Colaboração de leitor)
Fonte: Hojemais