SEGUNDA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2023 ÀS 15:30:43
Chefe do Serviço de Ambulância de Penápolis é destaque em matéria do Fantástico sobre invasões em Brasília

Reportagem especial exibida na noite de domingo (15) pelo Fantástico, da Rede Globo, destacou a participação de dois moradores em Penápolis (SP) nas invasões aos prédios dos Três Poderes em Brasília (DF), uma semana antes. Um dos personagens é o chefe do Serviço de Ambulância da Prefeitura, Erlon Palliota Ferrite, que no dia das invasões foi citado em matéria pelo Hojemais Araçatuba por ter divulgado um vídeo subindo a rampa de um dos prédios.

 

"Tomamos essa p.... aqui linda. Ninguém manda nesse c... não, o Brasil é nosso”, diz emocionado. Em seguida ele vira o celular para ao rosto e prossegue: "Invadimos, subimos a rampa. Agora a gente vai lá pro Supremo meter fogo naquela desgraça” , narrou.

 

Outro penapolense

Segundo a reportagem do Fantástico, é ele que grava o vídeo de outro penapolense, que estaria sentado na cadeira do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes. Esse outro personagem da matéria é o mecânico Fábio Alexandre de Oliveira, que responderia pelo apelido de "Irmão Fábio".

"Cadeira do Xandão agora com o Irmão Fábio. E já era", diz a pessoa que está gravando o vídeo, cuja autoria é atribuída a Ferrite na reportagem. Em seguida, Irmão Fábio bate na cadeira e diz: "O povo é que manda nessa...".

 

Bustos

Ainda de acordo com o Fantástico, também foi Ferrite que gravou um vídeo chutando os bustos dos juristas Victor Nunes Leal e Pedro Lessa, que já aparecem jogados no chão. "Pisamos com tudo. Quebramos com tudo. Tamo quebrando tudo essa m****. Tomamos tudo. Nois tocou (sic) na linha de frente. Tocamos o horror memo (sic)", diz a pessoa que está gravando o vídeo.

 

Desde a semana passada o Hojemais Araçatuba tenta localizar Ferrite, que não se apresentou na Prefeitura para retornar ao trabalho após os ataques. A informação extraoficial obtida pela reportagem foi de que ele conseguiu fugir antes de ser detido pela polícia, em Brasília, e retornado para a região. Entretanto, a localização atual dele é desconhecida das autoridades.

 

A Prefeitura informou em nota que mandou instaurar procedimento para averiguar o caso e nesta semana deve haver uma definição. No início da semana passada um advogado representando o Partido dos Trabalhadores protocolou pedido de exoneração dele do cargo de chefe do Serviço de Ambulância.

 

Quanto ao irmão Fábio, o Fantástico informou que fez contato com a esposa dele, que alegou estar sem comunicação com o marido. Ela teria dito ainda que o mecânico teria sentado em uma cadeira normal, e que não era do ministro Alexandre de Moraes.

 

Penalidades

Várias equipes de perícia estiveram nos prédios depredados colhendo material que ajudará na identificação e responsabilização dos participantes. Apesar de não terem sido presos em flagrante, com base nas imagens gravadas por eles mesmos e do circuito de monitoramento do prédio, devem ser indiciados em inquérito já instaurado.

 

Inicialmente, todos os presos responderão, de acordo com suas responsabilidades, pelos crimes previstos na lei dos atos terroristas, inclusive preparatórios; associação criminosa; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; ameaça; perseguição; e incitação ao crime.

 

A professora da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), Mariângela Gama de Magalhães Gomes, informou na reportagem do Fantástico que somando as penas mínimas dos crimes pelos quais os investigados inicialmente são indiciados, a condenação mínima seria em torno de 13 anos e meio e a máxima de 36 anos.


Fonte: Hojemais