
A equipe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da Santa Casa de Araçatuba (SP) não deixou passar em branco o primeiro aniversário da pequena Anna Luísa Lira Fernandes, que soma mais de 350 dias de internação desde o nascimento, revezando leitos da UTI e da ala de pediatria.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a bebê luta contra problemas decorrentes da prematuridade e na terça-feira (16), quando comemorou o primeiro aniversário, estava na UTI Neonatal e Pediátrica se recuperando de duas cirurgias de emergência para reparar ruptura no intestino, causada por quadro severo de infecção.
Anna Luísa nasceu na trigésima quinta semana de gestação e por causa da prematuridade, foi internada na UTI Neonatal 2, exclusiva para bebês prematuros. A bebê é filha de Milena Vitória Lira Barreto, 18 anos.
Ela contou à assessoria de imprensa do hospital que foram 18 dias de internação após a filha vir ao mundo, período em que sofreu hemorragia cerebral e teve infecção. Após melhora do quadro clínico a bebê recebeu alta e pode ser levada para casa, mas depois de 15 dias com a família ela passou mal e precisou ser internada novamente.
Novos exames apontaram hipertensão pulmonar primária e fibrose pulmonar de etiologia, situações que mantêm a paciente dependente de cateter nasal 24 horas por dia. A bebê também foi diagnosticada com surdez congênita.
Amadurecimento
A mãe de Anna Luísa comenta que nesse primeiro ano da filha aprendeu muito sobre responsabilidade e amadurecimento. “Eu trabalhava, mas fui mandada embora porque ficava muito tempo com a neném na Santa Casa”, revelou ao hospital, informando que atualmente e vive para a filha em tempo integral.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, embora tenha apresentado melhora nas últimas semanas, não há previsão de alta hospitalar para a bebê. Quando isso acontecer, a casa da família precisará ser transformada para recebê-la e o Plano de Saúde Santa Casa vai oferecer o home care.
Carinho
Milena fez questão de agradecer o carinho que as equipes da UTI Neonatal dedicam à filha dela, acrescentando que essa é mais uma das motivações que a fortalecem na luta iniciada um ano atrás. “Fico muito feliz vendo o quanto ela é amada por todos. A festinha que as meninas fizeram significou muito para mim” , declarou.
A comemoração teve a participação de enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e outros profissionais que atuam na Neonatal 1, como a unidade é conhecida. Para deixar o ambiente ainda mais festivo, o leito ganhou o colorido de balões e doces providenciados pela equipe. O bolo de aniversário foi doado por um confeiteiro.
Festa aconteceu no leito da UTI Neonatal (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Fonte: HojeMais