
A região central de Birigui (SP) será palco na manhã deste sábado (13), do serviço de orientação e distribuição de folhetos com informações relativas à prevenção de acidentes de trânsito, como parte das ações do Movimento Maio Amarelo.
A ação educativa é programada pela Diretoria Municipal de Trânsito, que é ligada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Ela será realizada por agentes da Guarda Municipal, nos cruzamentos das ruas Barão do Rio Branco com a Bento da Cruz e Sete de Dezembro.
Segundo a Prefeitura, o material que será distribuído contém desde informações sobre as implicações legais sobre o descumprimento da legislação de trânsito vigente por parte dos motoristas a dicas de segurança para os pedestres.
O ato terá a participação do mascote da campanha de educação no trânsito, que de acordo com a administração municipal, tem chamado a atenção das crianças durante as palestras realizadas desde o início do mês nas escolas municipais da cidade.
Acidentes
Ações desse tipo são importantes para orientar os motoristas, motociclistas e pedestres em Birigui, porque a cidade supera Araçatuba em mortes no trânsito já há algum tempo.
Segundo o site da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, Birigui registrou cinco homicídios na condução de veículo entre janeiro e março deste ano, contra quatro em Araçatuba, que é sede da região e de maior população. Os números relativos a abril devem ser divulgados no final deste mês.
Ainda de acordo com o levantamento, Araçatuba teve 17 mortes no trânsito em todo o ano passado, contra 18 em Birigui.
Grave
Os números mostram que comparativamente, as ocorrências envolvendo vítimas no trânsito em Birigui têm consequências mais graves.
A cidade registrou 132 acidentes de trânsito nos primeiros três meses deste ano, que são classificados como lesão corporal por acidente de trânsito, resultando nas cinco mortes, enquanto Araçatuba teve 276 casos e quatro mortes.
No ano passado inteiro, Birigui somou 523 casos de lesão corporal por acidente de trânsito, contra 918 em Araçatuba, e registrou uma morte a mais.
Fonte: HojeMais