
A Prefeitura de Araçatuba (SP) realizou na noite de quinta-feira (27), a cerimônia oficial de inauguração da escola municipal de ensino básico Prof. Antônio José Cazerta, do residencial Águas Claras. A unidade começou a ser construída em 2019 e está em funcionamento desde o início do ano letivo, mas ainda não havia sido inaugurada oficialmente.
O evento teve a participação da professora Lucia Helena Cazerta, filha do professor Antônio José Cazerta, que dá nome à escola. A moradora Gisele da Silva Bolaiani, acompanhada do filho Abner Neves da Silva, 4 anos, representaram a comunidade.
A nova escola possui dois blocos e é considerada uma das mais modernas existentes em Araçatuba. O complexo possui várias vidraças para um bom aproveitamento da luz natural e é bastante arejado, com espaços amplos e espaço externo gramado.
A unidade A abriga a secretaria, sala de professores/reuniões, direção, almoxarifado, sanitários acessíveis para adultos, lactário, áreas de higienização pessoal e de preparo de alimentos, duas salas de atividades, fraldários, área de amamentação, solário, sanitário PCD infantil copa, lavanderia, vestiários, refeitório, cozinha e outros setores.
As salas de aula ficam no bloco B, que é composto de duas salas de atividades para alunos de 1 a 1 ano e 11 meses, duas salas de atividades para crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses, um sanitário PCD infantil, dois solários, sala multiuso e quatro salas da pré-escola para crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.
O bloco tem ainda quatro sanitários infantis, dois sanitários de professores, dois solários, depósito, pátio coberto e playground.
Investimento
De acordo com a Prefeitura, foram investidos R$ 3.950.745,53 na construção, sendo necessários três processos de licitação para executar a obra. A primeira ordem de serviço para início das obras foi assinada em 2019, depois que o município conseguiu o termo de colaboração para construção com o governo Federal.
A empresa contratada na época teve problemas para cumprir o contrato, que foi rescindido. Houve nova licitação, a obra foi retomada, mas a empresa vencedora desistiu do contrato, alegando aumento de custos e problemas causados pela pandemia.
Foi formalizada a rescisão, com penalização da empresa por desistir da obra, houve nova licitação e o contrato que enfim vingou foi assinado em 2021 com a Kairós Construções e Empreendimentos Fernandópolis Ltda – EPP.
Prioridade
Segundo a Prefeitura, apesar de ter sido recuperado o termo de colaboração para construção com o governo Federal, o município arcou com toda despesa e pleitea o restante do reembolso do recurso.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Dilador Borges (PSDB) destacou que desde o início da atual gestão a Prefeitura investiu mais de R$ 55 milhões na Educação, em reformas e construções.
"Educação sempre foi nossa prioridade, tanto que essa escola do bairro Águas Claras seria mais uma obra parada se não fosse nossa administração arcar com os custos da construção”, declarou.
A inauguração é importante porque até então os moradores no residencial, construído pelo programa Minha Casa Minha Vida em 2013, eram atendidos em escolas no Jardim TV, Etemp, Rosele e Vilela. Com a escola do bairro entrando em funcionamento, essas outras tiveram vagas liberadas.
Fonte: Hojemais