SÁBADO, 1 DE ABRIL DE 2023 ÀS 09:52:37
Crianças com problemas respiratórios elevam atendimentos na rede de saúde de Araçatuba

Análise do fluxo de atendimentos realizados no pronto-socorro municipal e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba (SP) aponta aumento expressivo de casos de pacientes que apresentam doenças respiratórias em diversos graus e de pacientes com dengue.

 

O levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde tem como uma das bases informações do IMG (Instituto Multi Gestão), que é a entidade responsável pelo gerenciamento do pronto-socorro e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e que aponta que essas ocorrências representaram mais de 11% do total de atendimentos feitos na unidade.

 

Segundo o que foi divulgado, foram registrados 6.498 atendimentos do tipo, sendo 1.491 em janeiro; 3.317 em fevereiro; e 3.181 até 29 de março. Se considerar todos os atendimentos, não apenas os casos respiratórios e de dengue, foram 55.280 atendimentos no primeiro trimestre, sendo 15.525 em janeiro, 18.230 em fevereiro e 21.525 em março.

 

 

UBSs

Também foram analisados os dados sobre as UBSs de Araçatuba, que são gerenciadas pela Associação Mahatma Gandhi. Nesse caso, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o volume de atendimentos em fevereiro e março ultrapassa o triplo do realizado em janeiro.

 

Esse aumento está muito relacionado aos casos de crianças de 0 a 12 anos com problemas relacionados a sintomas respiratórios. Se em janeiro foram registrados 257 casos, em fevereiro foram 891 e outros 856 até 29 de março. Por outro lado, as Unidades Básicas de Saúde registraram queda nos atendimentos ao público adulto de 18 a 60 anos, contabilizando 1.126 casos em janeiro; 1.072 em fevereiro; e 790 em março.

 

 

Pronto-socorro deve ser procurado apenas para casos de urgência e emergência

A Prefeitura de Araçatuba pede aos pacientes e pais de crianças que apresentem sintomas leves de problemas respiratórios, que procurem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o pronto-socorro é uma unidade de atendimento de urgência e emergência.

 

“O serviço deve ser procurado nesses casos específicos, evitando assim a alta procura, o que pode ocasionar atraso nos atendimentos”, informa em nota.

 

A nota divulgada pela Prefeitura tem fala do pediatra Anderson Dutra, que incentiva a procura das Unidades Básicas de Saúde em casos de crianças com sintomas respiratórios e pioras, para prevenção e de tratamento em fase inicial.

 

“Procure o posto de saúde mais próximo da sua casa e passe pelo atendimento médico. Hoje o posto de saúde tem condição de avaliar esse paciente e dar o primeiro atendimento. Se o caso precisar de um outro nível, o médico da rede básica também tem como oferecer esse atendimento adequadamente”, informa na nota.

 

 

Cuidados

O médico também orienta a população a continuar higienizando as mãos com frequência, evitar ambientes fechados e também evitar contato com pessoas que apresentam sintomas gripais. “Deve-se evitar circular com essas crianças em supermercados, shoppings, etc, de maneira desnecessária” , orienta.

 

O pediatra defende ainda, que ao chegar da escola, as crianças devem tomar um banho, lavar o nariz e, quando estiver com sintomas respiratórios, não ser levada para a escola. “Deixe seu filho em casa, protegido e medicado, para não expor os coleguinhas a uma possível contaminação”, orienta.

 

 

Atendimento

O horário de funcionamento das UBSs em Araçatuba é das 7h às 19h, aos moradores na zona urbana, e das 8h às 15h, na zona rural.

 

As UBSs Planalto, Umuarama 1 e Pedro Perri funcionam em horário estendido, com atendimento das 7h às 22h.


Fonte: Hojemais