
A Prefeitura de Penápolis (SP) lançou o Programa Penápolis Moderna, que entre uma das ações prevê a instalação de gradis para direcionar o trânsito dos pedestres em cruzamentos na área central da cidade, que grande fluxo de veículos, principalmente aos finais de semana.
As grades são semelhantes às que foram instaladas na frente do supermercado Diniz, na avenida dos Araçás, em Araçatuba, para forçar os pedestres a fazerem a travessia sobre a faixa de pedestres. O objetico é reduzir os riscos de atropelamentos, que eram bastante comuns nas imediações, inclusive com mortes.
A ação é uma parceria das Prefeituras com o governo do Estado, por meio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e faz parte do Programa Respeito à Vida. Todo custo para a implantação das grades é do Estado, que contratou uma empresa especializada para a realização do serviço, por meio de processo licitatório.
Em nota, a Prefeitura de Penápolis informou que providenciará reforço na pintura das faixas de pedestre nos cruzamentos que estão recebendo os gradis. Nesse caso, as melhorias serão feitas pela Secretaria Municipal de
Trânsito e Mobilidade Urbana.
Segurança
Também em nota, o prefeito de Penápolis, Caique Rossi (PSD), comenta que o Programa Penápolis Moderna tem como objetivo levar eficiência e modernidade para o centro da cidade, “melhorando a segurança no trânsito, evitando acidentes, e colaborando com os comerciantes”.
De acordo com ele, a medida recebeu apoio do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e da Adefipe (Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis), que teriam enviado representantes acompanhar a instalação dos gradis.
As grades foram instaladas em cinco cruzamentos:
rua Mário Sabino com avenida Luiz Osório,
rua São Francisco com avenida Luiz Osório,
rua ramalho Franco com avenida Luiz Osório,
rua Ramalho Franco com avenida Bento da Cruz,
rua São Francisco com avenida Bento da Cruz.
Fonte: Hojemais