QUARTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2023 ÀS 09:45:26
Damião Brito deixa hospital e é ouvido na delegacia

O líder comunitário Valdemar Damião Brito, 50 anos, se apresentou à polícia em Araçatuba (SP) nesta terça-feira (11) para dar a versão dele a respeito da tentativa de latrocínio sofrida na semana passada, quando foi esfaqueado e teve o carro roubado.

 

O crime aconteceu na tarde de segunda-feira (3) e o veículo foi encontrado abandonado em um canavial de Birigui, na quarta-feira (5). Dentro dele estava o dedo que foi decepado de uma das mãos da vítima, durante a tentativa de se defender dos agressores.

 

Equipe da Polícia Civil esteve no local do crime, que estava preservado por policiais militares, e foi informada que o líder comunitário conduzia o Hyundai HB-20 pela rua Baguaçu, trazendo um homem e um filho dele como passageiros.

 

Quando passavam pela sede administrativa da GS Inima Samar, eles teriam tido um desentendimento e entrado em luta corporal com o veículo em movimento. Damião ficou com parte do corpo para fora, chegou ser arrastado, sofreu um corte de faca no pescoço e teve um dos dedos decepados.

 

Ele conseguiu sair do veículo, recebeu ajuda de populares ainda no local e depois foi atendido por equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que o levou para o pronto-socorro da Santa Casa, onde permaneceu internado até hoje.

 

 

Terreno

Segundo o que foi apurado pela reportagem, ao ser ouvido nesta terça-feira Damião afirmou que o crime se deu em decorrência de uma dívida de um dos autores com ele, relativa à venda de um terreno, ocorrida anos atrás.

 

Essa mesma versão havia sido informada à polícia na noite de crime, pela companheira dele, que esteve na delegacia após visitá-lo no hospital. Na ocasião, ela relatou que Damião vendeu uma chácara a um dos investigados, que não teria pago o valor total do negócio.

 

Há alguns meses os dois teriam se encontrado e o líder comunitário teria passado a cobrar o valor devido. Ainda na versão informada à polícia, Damião teria combinado de naquela segunda-feira levar o devedor ao banco para resgatar o dinheiro para fazer o pagamento.

 

O autor teria combinado de esperar próximo da sede da GS Inima Samar, onde embarcou no veículo acompanhado do filho, que teria sentado no banco do passageiro.

 

 

Roubo

Ainda de acordo com o que foi relatado, instantes após colocar o veículo em movimento o homem que estava no banco de trás sacou uma faca e colocou no pescoço de Damião. Ele teria anunciado o assalto, mandando entregar o carro e o dinheiro, pois o filho dele seria foragido da Justiça e eles utilizariam o carro para fugir.

 

Ainda de acordo com o que foi relatado à polícia, o homem que estava no banco do passageiro teria mandado o pai dele matar Damião. Nesse momento a vítima teria sido esfaqueada no pescoço, tentado se defender e caiu no asfalto após ser arrastada.

 

Por fim, foi informado à polícia que o filho do autor teria assumido a direção do veículo, feito o retorno e tentado atropelar Damião, não tendo conseguido por ele já ter subido na calçada.

 

 

Investigação

Os autores teriam fugido com o carro e R$ 2.300,00 em dinheiro, cartões bancários, documentos e a bolsa da companheira de Damião Brito. Quando o veículo foi localizado, nele havia duas bolsas, carteiras e diversos cartões bancários e documentos pessoais, nem todos pertencentes a Damião.

 

O caso segue em investigação e a polícia aguarda possível apresentação dos investigados para darem a versão deles sobre o crime.


Fonte: HojeMais