QUARTA-FEIRA, 7 DE JUNHO DE 2023 ÀS 08:34:30
Decisão é atendida e idosa é submetida a cirurgia de fêmur

A idosa de 81 anos que teve fratura de fêmur no último dia 26 de maio e recorreu à Justiça para garantir que fosse submetida a cirurgia, passou pelo procedimento na manhã desta terça-feira (6) na Santa Casa de Araçatuba (SP). Ela é de Andradina, mas o município fez a transferência alegando que a Santa Casa local não tinha condições de fazer o procedimento.

 

Hojemais Araçatuba vinha acompanhando caso desde que foi registrado um boletim de ocorrência por familiares, no dia 28. Na ocasião, a família informou à polícia que após análise pela equipe médica em Araçatuba foi constatado que se tratava de caso de média complexidade. Assim, a paciente deveria ser levada de volta para Andradina, que e a referência para esse tipo de procedimento, mas o hospital da cidade não queria recebê-la.

 

A família recorreu à Justiça, que na tarde do dia 30 concedeu liminar determinando que o Estado e a Santa Casa de Araçatuba, solidariamente, providenciassem o procedimento cirúrgico na paciente no prazo de 48 horas. Na decisão consta que a Justiça levou em consideração que a Santa Casa Andradina alegou não ter capacidade técnica/material para fazer o procedimento.

 

 

Internação 

 

Procurada pela reportagem após ser concedida a liminar, a Santa Casa de Araçatuba informou que a paciente já havia sido internada e estava recebendo o devido tratamento médico.

 

Hojemais Araçatuba apurou que a cirurgia havia sido agendada para a quinta-feira da semana passada, porém, precisou ser adiada para tratamento de uma infecção de urina identificada na paciente. 

 

A informação obtida pela reportagem é de que a cirurgia foi bem-sucedida e a paciente foi encaminhada para o período de observação pós-operatória. 

 

 

Idosa passou por cirurgia de fêmur na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação)


Fonte: Hojemais