
Um morador no bairro rural Água Limpa, em Araçatuba (SP), enviou um vídeo ao Hojemais Araçatuba nesta segunda-feira (17), denunciando o descarte irregular de materiais inservíveis em um ponto de coleta de lixo. Esse ponto, de acordo com ele, fica em uma área verde próxima ao pontilhão de acesso ao bairro pela rodovia Jorge Maluly Netto (SP-463).
Ainda segundo o denunciante, as imagens foram feitas na manhã de hoje (17), quando se deparou com vários materiais jogados ao redor de um suporte para sacos de lixo que foi instalado pelos próprios moradores, já que a coleta é feita todas as sextas-feiras pela Prefeitura.
Na manhã de hoje ele se deparou com várias caixas de papelão e dezenas de bandejas aparentemente usadas para disposição de mudas para plantio em hortas. Também é possível ver um pneu entre os materiais jogados e restos de um animal morto, que segundo ele, é um cachorro. “Tem que sondar e pegar a pessoa que está fazendo isso, porque não é possível” , disse no vídeo enviado à reportagem, afirmando que a situação é recorrente.
Providências
O Hojemais Araçatuba procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura, que informou que esse ponto não é local de descarte de animais mortos, móveis velhos ou galhos de árvores.
A administração municipal confirmou que a coleta de lixo no local é feita todas as sextas-feiras, no período diurno, e afirmou que irá intensificar a fiscalização. “A Secretaria de Meio Ambiente vai aumentar a fiscalização no local e também solicitará o apoio da Secretaria Municipal de Segurança para fiscalização” , consta na nota.
Colaboração
O município argumenta que a população precisa colaborar com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para ajudar na limpeza da cidade. E reforça que para o descarte de móveis, galhos e madeiras deve ser feito em um dos cinco Ecopontos disponíveis na cidade.
A multa para pessoas flagradas promovendo descarte irregular de materiais em Araçatuba varia entre R$ 800,00 e R$ 900,00, segundo a Prefeitura.
Assista: https://www.youtube.com/shorts/JAMW4ZYhmIM
Fonte: Hojemais