
A Prefeitura de Araçatuba (SP) contratou a empresa Tranzum Planejamento e Consultoria para realizar um estudo funcional de tráfego no cruzamento da avenida José Ferreira Batista com a via de acesso Etelvino Pereira dos Santos, a rua Olegário Ferraz e a Via Agnaldo Fernando dos Santos, onde fica a rotatória conhecida como Pé de Galinha.
O investimento, segundo a administração municipal, é um esforço para melhorar a mobilidade urbana e a segurança viária do local. A empresa receberá R$ 82.200,00 e terá dois meses para concluir o trabalho.
Durante a assinatura do contrato, em reunião no gabinete do prefeito Dilador Borges (PSDB) nesta quarta-feira (26), ele informou que a administração municipal está empenhada em tornar Araçatuba uma cidade mais moderna e eficiente em termos de mobilidade urbana.
“Com a contratação deste serviço, teremos em mãos um estudo abrangente que subsidiará decisões importantes para a melhoria do tráfego no cruzamento da avenida José Ferreira Batista, beneficiando todos os cidadãos que utilizam essa importante via diariamente", declarou.
Estudo
O empresário Alexandre Zum, representante da Tranzum, fez uma apresentação detalhada de trabalhos semelhantes em municípios como Campo Grande (MS) e Araraquara (SP), demonstrando a expertise da empresa em soluções de tráfego e mobilidade urbana.
De acordo com ele, o estudo inclui diversas etapas essenciais para o diagnóstico preciso do fluxo de veículos e identificação de gargalos no cruzamento. Ele inclui um "diagrama de massa" , que é a contagem da quantidade de carros e motos que utilizam o cruzamento em diferentes períodos do dia, e um estudo minucioso de origem e destino dos veículos que transitam na região.
Apontamentos
A equipe utilizará aparelhos de GPS para coletar informações sobre a velocidade e o retardamento dos veículos no cruzamento, permitindo uma análise abrangente da fluidez do tráfego.
Ao término do trabalho, a empresa apresentará um relatório completo com dados precisos sobre o tráfego no local. Com base nas informações coletadas, serão apontadas possíveis intervenções, como obras na estrutura da rotatória, implementação de semáforos ou outras medidas que otimizem o fluxo de veículos e garantam maior segurança aos pedestres e condutores.
Contrato foi assinado nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)
Fonte: HojeMais