
Ordem de serviço autorizando início das obras foi assinada nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Araçatuba (SP) assinou nesta quinta-feira (27), a ordem de serviço para a construção do Ponto de apoio aos ciclistas, que será instalado em área desapropriada da CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) Guatapará, onde seria construído um aterro regional, na estrada municipal Romeu Bife (ART-270), no bairro Água Limpa.
A vencedora do processo de licitação é a RB Engenharia, que receberá R$ 1.196.938,04 para o serviço e terá 90 dias para conclusão da obra. O valor do contrato ficou um pouco abaixo do que era previsto em edital, que era R$ 1,360 milhão, dinheiro que será financiado com recursos municipais.
O espaço deve contar com cozinha, sanitários, sala e estar/café, paisagismo e área de descanso. Serão instalados 80 suportes de bicicletas no chão e construídos quatro bancos redondos em concreto, com o plantio de uma árvore no centro de cada um dos bancos.
Também deve ser instalada uma defensa metálica no limite do terreno e da via pública, demarcando a entrada da pista de bicicletas até a outra entrada da pista de bicicletas.
A empresa terá que instalar colunas chumbadas no chão, com um metro de altura, formando uma barreira contra entrada de carros na pista de bicicletas. O projeto prevê a instalação de três colunas em cada entrada.
Turismo
Durante a assinatura da ordem de serviço o prefeito Dilador Borges (PSDB), que faz passeios de bicicleta, comentou que essa estrutura será fundamental para os ciclistas de Araçatuba e região, que somariam mais de mil, incentivando o turismo.
“O ciclismo é uma atividade física muito importante para a saúde e bem-estar das pessoas. Além disso, Araçatuba é uma cidade turística e temos muitos visitantes que utilizam a bicicleta como meio de conhecer as belezas naturais e fazer amizades. Essa obra vai trazer muitos benefícios para a população e para o turismo da cidade”, afirmou.
Nesse mesmo sentido, o secretário municipal de Turismo, Marcelo Astolphi Mazzei, destacou que Araçatuba tem uma beleza natural que atrai muitos turistas em busca de aventura e contato com a natureza. “Com essa estrutura, teremos ainda mais possibilidades de oferecer uma experiência completa para os visitantes, com mais conforto e segurança para os ciclistas que utilizam a região”, disse.
A vice-prefeita Edna Flor (Cidadania) também participou da cerimônia e acrescentou que o Ponto de apoio aos ciclistas será fundamental para promover o turismo sustentável e incentivar a prática de atividades físicas para a população local.
“Com a estrutura pronta em breve, Araçatuba estará ainda mais preparada para receber os visitantes que buscam contato com a natureza e um estilo de vida saudável”, enfatizou.
Fonte: HojeMais