
O Hojemais Araçatuba voltou a receber reclamações sobre a grande quantidade de vegetação que toma conta da superfície da água no rio Tietê, nas imediações da ponte Pio Prado, na divisa de Araçatuba (SP) com Santo Antônio do Aracanguá.
Um empresário gravou um vídeo direto do local, comentando que espera uma atuação do poder público local, argumentando que tal situação está prejudicando o turismo, já que é impossível entrar com embarcações na água, de acordo com ele.
Desde o final de janeiro são constantes as reclamações diante da situação, que já mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e o helicóptero Águia, da Polícia Militar, para resgatar pescadores que ficaram ilhados após a embarcação em que estavam ficar presa em meio a vegetação.
O governo do Estado também teve que providenciar a limpeza no canal da Hidrovia Tietê-Paraná com auxílio de máquina especializada, apesar de afirmar que o excesso de vegetação não teria causado problemas na navegação.
Prejudica o turismo
Três meses depois da primeira reportagem publicada sobre o caso, o Hojemais Araçatuba recebeu novas imagens que mostram a vegetação tomando conta da superfície da água na beira dos ranchos. O empresário da cidade que gravou o vídeo disse que já encaminhou as imagens para o prefeito e para a Secretaria Municipal de Turismo, mas a situação continua a mesma.
Ele comenta que é preciso que seja feita a remoção dessa vegetação, já que ela é arrastada pelo vento, mas pára ao se deparar com os pilares da ponte e retorna à margem. “Enquanto não for feita a limpeza, ficará assim, inutilizável para o turismo”, argumentou.
Responsabilidades
A Prefeitura quando questionada, informou que não é a responsável pela limpeza do rio e que já havia informado a situação à Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Já o governo do Estado, por meio do DH (Departamento Hidroviário), informa que tem sob sua jurisdição apenas o Canal de Navegação do Sistema Hidrovia Tietê-Paraná.
O Hojemais Araçatuba questionou até o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre quais providências seriam tomadas para solucionar o problema, quando ele esteve em Buritama, para autorizar o início de obras na Hidrovia Tietê-Paraná.
Comissão
A reportagem procurou o vereador Nelsinho Bombeiro (PV), que propôs a criação de uma comissão especial na Câmara para tratar dos assuntos relacionados à proliferação dessa vegetação aquática no Tietê.
A criação dessa comissão foi aprovada há um mês e, de acordo com ele, havia uma reunião agendada na Secretaria de Estado do Meio Ambiente na quarta-feira (19), mas precisou adiá-la em função de problemas de saúde. “Mas já tivemos algumas ações, na semana passada estive com alguns moradores próximos da ponte para fazer um trabalho”, informou.
Para ele, não dá para fingir que nada está acontecendo e é preciso que seja feito algo com urgência.
Vegetação continua tomando conta da superfície da água no Tietê, em Araçatuba (Foto: Colaboração de leitor)
Fonte: HojeMais