
A equipe Halley, composta por oito alunos do Sesi de Birigui, participa do 5º Festival Sesi de Robótica, que ocorre, neste ano, na Arena BRB Mané Garrincha em Brasília, entre os dias 15 e 18 de março.
Participam do evento mais de dois mil estudantes de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas das 27 unidades da federação estarão reunidos em um evento gratuito e aberto ao público.
A competição de robótica acontece em quatro modalidades, que variam de acordo com o desafio, o porte do robô e a idade dos competidores: First Lego League Challenge (FLL), First Tech Challenge (FTC), First Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools.
A equipe biriguiense compete na modalidade FLL, na qual alunos de 9 a 16 anos formam equipes de dois a dez integrantes para construir robôs feitos de peças de Lego, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em dois minutos e meio em três rounds.
O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Energia. Participam cerca de 700 estudantes, divididos em 100 equipes (3 equipes de garagem, 11 de escolas públicas, 19 de escolas privadas e 67 de escolas Sesi).
(Foto: Divulgação)
Projeto SHOWVE
Para diminuir o consumo de energia elétrica das residências, a equipe Halley, do Sesi Birigui, criou o SHOWVE, um sistema que reduz o consumo de energia do chuveiro, fazendo o controle automático da resistência dele.
A equipe é composta pelos alunos: Ana Laura Araújo dos Santos (16 anos), Arthur dos Santos Ferreira (13 anos), Graziela Martins Polatto (15 anos), Letícia Vargas Frandsen (15 anos), Luísa Michelin Riqueti (14 anos), Maria Luíza da Silva Lopes (13 anos), Raquel Correa Soares (14 anos) e Vitória Palacio Barbeiro (13 anos), com orientação do técnico Valter Moreno Carvalhal Junior.
FLL
Entre outros prêmios, o Sesi Birigui já foi campeão nacional da FLL nos anos de 2015, 2017 e 2022.
Na competição de 2002 , a equipe Halley conquistou o 1º lugardo no Festival Internacional Sesi de Robótica, sendo premiada no Champions Awards. Participaram do evento 37 países e quase 90 equipes, em agosto do ano passado.
O time desenvolveu o projeto SIRV, que consiste em um sistema inteligente de refrigeração para o transporte de vacinas, com monitoramento da temperatura interna das caixas. O produto foi idealizado pensando na perda de vacinas em virtude da variação da temperatura durante a logística.
Fonte: HojeMais