TERÇA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2023 ÀS 16:29:25
Estudante de Araçatuba fala sobre criação de game que ficou em 4º lugar em olimpíada nacional

O estudante Cauê Bertaglia Cecato, do Colégio Nossa Senhora Aparecida , de Araçatuba (SP), ficou em 4º lugar na categoria "voto popular" na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas - Restaura Natureza

 

Para falar sobre o projeto, que contou com participação de outros quatro alunos, o estudante de 13 anos do 8º ano do colégio, participou de uma live. Por meio da transmissão, realizada pela Restaura Natureza, Cauê falou sobre o desenvolvimento do jogo. 

 

“Somos crianças e não somos especialistas, mas conseguimos produzir um jogo. Achei incrível. Já tínhamos experiência com robótica, então resolvemos fazer um game que tivesse como objetivo plantar árvores, no estilo do Mario Bros” , afirmou o estudante. 

 

 

Jogo

Restaura Quest é o nome do game que foi desenvolvido pelo grupo Susteinable Techfuture. Eles participaram da 1ª edição do Restaura Natureza, Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, em 2022. 

 

Além de Cauê, o projeto também contou com a participação dos alunos Marina Carvalho Melo Miranda, Luiza Sayuri Klein Itikawa, Arthur Francisco da Mata Takahashi e Miguel Silverio Fuzetti, sob orientação da professora de ciências Bruna Memari Trava. 

 

 

Meio ambiente

O principal objetivo foi conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para isso, eles utilizaram como ponto de partida um jogo para celular, abordando temas como desmatamento, preservação ambiental, a importância do bioma Mata Atlântica, entre outros. Ao todo, mais de 200 grupos participaram.

 

A diretora educacional do colégio em Araçatuba, Vanessa Costa, comentou sobre a importância do tema na rotina e comunidade em geral. 

 

"É importante entendermos que somos parte do meio ambiente. Com ações educativas, podemos fazer com que, não apenas as crianças, mas toda a comunidade, tenha consciência da realidade em que se encontra nosso planeta. Podemos mudar isso com atitudes diárias. A educação ambiental é um exercício para a cidadania. Crianças que têm contato com a natureza e atitudes sustentáveis podem criar uma consciência crítica em relação ao planeta e meio ambiente, desenvolvendo, dessa forma, valores e costumes mais globais, que visam o bem-estar da vida em comunidade" , comenta.

 

Ela ainda falou sobre a importância de abordar o tema na escola. "Tratar sobre sustentabilidade na sala de aula também é uma maneira de estimular as crianças a serem mais ativas em relação à natureza e o meio ambiente. Esses conhecimentos também podem ser passados pelos alunos para os pais, havendo estímulo de novos hábitos sustentáveis também em casa. Cada pequena atitude faz a diferença, afinal, a mudança de hábito começa por cada um de nós", finaliza Vanessa.

 

Assista a transmissão completa do vídeo que contou com participação do estudante Cauê Cecato e Cinthia Rodrigues, organizadora da Olimpíada e co-fundadora da Associação Quero na Escola.


Fonte: Hojemais