
A GS Inima Samar pretende inaugurar até o final de junho, a ETA-4 (Estação de Tratamento de Água), considerado um dos maiores investimentos em saneamento da história de Araçatuba (SP). Orçada em aproximadamente R$ 34 milhões, as obras tiveram início em 2020, com previsão de conclusão para o final de 2022, e foi construída no terreno da sede administrativa da concessionária, na rua Baguaçu.
Segundo o CEO da GS Inima Brasil e presidente da GS Inima Samar, Paulo Roberto de Oliveira, a unidade já está pronta e passa pela fase de testes para as devidas adequações. "Faltam apenas detalhes para a inauguração da ETA-4, qua vai garantir a segurança hídrica para Araçatuba nos próximos anos. Está em fase de testes, em operação preliminar e pretendemos inagurá-la até junho, depois de todos as adequações" informou durante a cerimônia de inauguração da Usina Fotovoltaica Ipanema, na última quarta-feira (19).
Capacidade
A reportagem do Hojemais Araçatuba visitou o canteiro de obras no início da construção e na ocasição foi informado que ao entrar em funcionamento, essa ETA será responsável pelo abastecimento de 100 mil habitantes, substituindo as ETAs 1 e 2.
Essas unidades ficam no mesmo terreno, possuem capacidade inferior, mas devem ser mantidas como backup, para serem ativadas em caso de manutenção do novo complexo.
Apta para captar 2.000 m³/h de água (ou dois milhões de litros de água por hora), a ETA-4 utilizará o mesmo sistema de capitação do ribeirão Baguaçu existente hoje e irá operar pelo sistema de tratamento convencional, como as demais unidades do complexo Baguaçu.
Funcionamento
A ETA-4 é formada por quatro módulos com capacidade de produção de 500 m3/h cada, compostos por filtros de tratamentos, floculadores mecanizados, decantadores e laboratório para análise de amostras e monitoramento da qualidade da água. Também contará com sistema de desaguamento de lodo.
O sistema totalmente automatizado nos processos de produção e distribuição da água, eliminará as perdas existentes hoje, que chegavam a 5% da produção no início da obra. Além disso, deve oferecer maior eficiência energética e operacional.
A unidade terá ainda uma estação geradora de hipoclorito, produzida a partir de sal marinho, sistema já usado na ETA Tietê, que abastece grande parte da zona norte de Araçatuba. O hipoclorito substitui o uso do gás cloro, mitigando possíveis riscos de operação.
Após a inauguração, deve ser implantado pela GS Inima Samar, um programa de visitas para estudantes, que inclui um auditório para desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental.
Nova ETA já está em fase de testes e deve ser inaugurada ainda neste semestre (Foto: Divulgação)
Fonte: HojeMais