
O ex-vereador Leandro Moreira, o Lê, 43 anos, é o novo secretário de Serviços Públicos de Birigui (SP). A portaria que dispõe sobre a nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do município, na quinta-feira passada (22), porém retroativa ao dia 19 de junho.
Lê assume o lugar de Alexandre Boschini Menezes, que era figura principal na CEI (Comissão Especial de Inquérito), que investigou denúncias de supostos desvios de recursos nas compras de óleos lubrificantes da pasta. A CEI foi concluída, porém uma CP (Comissão Processante) foi instaurada para uma investigação mais aprofundada do caso, que pode levar à cassação do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos). A exoneração de Menezes foi publicada no dia 12 de junho, na véspera da votação do pedido de abertura da CP.
Além da Comissão Processante em curso na Câmara, a Secretaria de Serviços Públicos enfrenta sérios problemas, como a situação dos aterros sanitário e de inertes, que estão operando sem licença ambiental, o que já rendeu multas da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) ao município, e o sucateamento da frota.
Quem é Leandro Moreira?
Nascido em setembro de 1979, Lê foi vereador por dois mandatos consecutivos (2013/2016 e 2017/2020). Tentou reeleição em 2020, mas não conseguiu votação suficiente. De acordo com uma matéria feita pela Câmara, quando estava em seu primeiro mandato, durante mais de dez anos ele trabalhou em fábricas de calçados.
Passou a dedicar-se à área de segurança, fazendo cursos de agente e guarda-costas, e iniciou suas atividades no ramo. Teve ainda experiência com assessoria política, por meio da qual adquiriu contatos e a oportunidade de conhecer as maiores necessidades da população, o que o levou ao Legislativo.
Equipe de governo
Desde maio, a equipe de governo de Leandro Maffeis tem passado por mudanças. Atualmente, três secretarias ainda estão sem titulares: Governo, Obras e Tributação e Fiscalização.
Fonte: HojeMais