Filhote foi levado para uma associação que cuida de animais silvestres em Assis (Foto: Divulgação)
A Polícia Militar Ambiental resgatou nesta quinta-feira (9) em uma propriedade rural de Glicério (SP), um exemplar de gato-mourisco, que é um felino de pequeno porte encontrado desde o sul do Texas, nos Estados Unidos, até as províncias de Buenos Aires e Rio Negro, na Argentina.
Segundo a equipe que fez o resgate, moradores no sítio acionaram o serviço comunicando a localização de um filhote de onça, que teria sido acuado pelos cães existentes no sítio, durante a madrugada.
Chegando ao local os policiais confirmaram se tratar do filhote de gato-mourisco, que tem o nome científico herpailurus yagouaroundi, que foi recolhido e encaminhado à Apass (Associação Protetora dos Animais Silvestres) de Assis, para cuidados e acompanhamento por médico veterinário.
Araçatuba está sem o serviço de acolhimento de animais silvestres, que deve ser retomado após conclusão de chamamento público em andamento, realizado pela Prefeitura.
Felino
Segundo a Polícia Militar Ambiental, o gato-mourisco também é conhecido como jaguarundi e mede entre 0,92 a 1,10 metros, e podendo pesar de 2,5 a 5 quilos. Ele habita todos os biomas brasileiros e dos felídeos brasileiros, é o mais comumente encontrado.
Possuem hábitos terrestres e noturnos, podem viver solitariamente ou aos pares e se alimentam de roedores, aves, lagartos e anfíbios. Trata-se da única espécie de felídeo no Brasil que não consta na Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
Foto: Divulgação
Fonte: Hojemais