
A direção da Santa Casa de Araçatuba (SP) divulgou nota nesta quarta-feira (3), reforçando que médicos, enfermeiros e funcionários do hospital não telefonam para familiares de pacientes internados solicitando dinheiro para exames ou aquisição de medicamentos.
A medida foi tomada após familiares de um paciente que está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) perder R$ 1.600,00 que foram transferidos por Pix para um suposto médico.
Segundo o que foi informado, o caso aconteceu no último final de semana e o golpista telefonou alegando que o paciente precisava de um exame urgente, que demoraria a ser realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Ainda de acordo com o que foi informado, após tomar conhecimento do caso, o Departamento Jurídico do hospital registrou boletim de ocorrência, comunicando a polícia.
Sem cobrança
A Santa Casa de Araçatuba, que é referência de atendimentos de alta complexidade para 40 cidades, reforça que não solicita depósitos ou transferências por Pix para realização de exames, compra de medicamentos ou qualquer outro procedimento hospitalar.
No caso de pacientes que possuem convênio privado, qualquer conduta ou exame extras são negociados diretamente com as operadoras dos planos, nunca com os pacientes ou familiares, segundo o hospital.
Denúncia
O administrador do hospital, Luiz Otávio Barbosa Vianna, explica que qualquer contato feito através de telefonemas ou mensagens por aplicativos solicitando depósitos bancários ou transferências por Pix para agilizar ou cobrir procedimentos ou exames, é golpe. “A pessoa contatada deve desligar o telefone ou não responder à mensagem e avisar o hospital ou a polícia”, alerta.
O contato com a Santa Casa para denunciar tentativas de golpes em relação a pacientes internados no hospital é (18) 3607-3021.
Fonte: HojeMais