SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2023 ÀS 16:06:33
Frente Cristã propõe leitura de textos filosóficos nas sessões da Câmara de Araçatuba

Começou a tramitar na Câmara de Araçatuba um projeto de resolução, de autoria da Frente Parlamentar Cristã, prevendo a leitura de textos filosóficos ou de reflexão no início das sessões ordinárias e extraordinárias da Casa.

 

A proposição traz modificações no regimento interno da Câmara. Segundo o texto, o vereador inscrito poderá fazer a leitura, em sessões ordinárias e extraordinárias, de um texto filosófico, científico, literário ou de reflexão, à escolha do vereador, pelo tempo de até dois minutos. Após isso, será executado o Hino de Araçatuba.

 

A proposta menciona a decisão recente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que declarou inconstitucional parte do texto do regimento interno – a leitura bíblica antes do início das sessões e o uso da frase “sob a proteção de Deus”.

 

“Com a decisão, estamos propondo que seja inserido um outro texto em nosso regimento interno, onde um vereador poderá fazer a leitura de um texto filosófico, científico, literário ou outro de reflexão, de sua livre escolha, não desrespeitando a decisão judicial nem contrariando o que dispõe tanto a Constituição Federal quanto  a Constituição do Estado de São Paulo”, explica a justificativa.

 

Segundo o vereador Maurício Bem Estar (PP), que integra a Frente Parlamentar Cristã, a modificação regimental vai contemplar várias culturas e linhas de pensamento. “Tem repercutido em nossa cidade e no Brasil a questão da leitura da Bíblia. Nos reunimos e chegamos a um consenso para que o regimento permita a leitura de reflexões tanto científicas quanto filosóficas”, destacou.

 

A Frente Parlamentar Cristã é formada pelos vereadores Maurício Bem Estar, Coronel Guimarães (União Brasil) e Arnaldinho (Cidadania). São tarefas do grupo promover a discussão e a articulação da defesa dos direitos dos cidadãos cristãos e fiscalizar as políticas governamentais e os programas voltados à proteção da família, da vida humana e dos excluídos.

 

Também cabe à comissão participar do aperfeiçoamento da legislação no interesse da sociedade e do debate dos grandes temas municipais e promover o intercâmbio de informações e experiências com entes e órgãos assemelhados de casas legislativas diversas.

 

Na reunião de exposição dos pontos principais do projeto de resolução, além dos componentes da frente parlamentar também participaram os vereadores Dr. Alceu (PSDB), Nelsinho Bombeiro (PV) e João Moreira (PP).


Fonte: Folha da Região