TERÇA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2023 ÀS 08:25:08
Frio chega a SC e temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 0ºC, alerta Defesa Civil

Geada em Urupema (SC) em agosto de 2022 — Foto: Mateus Castro/NSC TV

Geada em Urupema (SC) em agosto de 2022 — Foto: Mateus Castro/NSC TV

 

O frio intenso deve derrubar bruscamente as temperaturas em Santa Catarina, alertou a Defesa Civil. As mudanças estão previstas para começar a partir desta terça-feira (18).

Será o primeiro evento de frio de 2023 no estado. Antes da chegada do frio, porém, o órgão alertou para chuva nesta terça, com risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra (veja mais informações abaixo).

A queda nas temperaturas será provocada pela chegada de uma massa de ar seco e frio de origem polar. Com a vinda desse fenômeno, o tempo deve ficar mais firme, após uma semana chuvosa no estado.

Em relação ao frio, ele será sentido principalmente nas áreas mais altas da Serra, do Norte e do Oeste catarinenses. Nesses locais, há previsão de temperaturas negativas.

O frio mais intenso está previsto para entre a madrugada de quarta até sexta (21) em todo o estado. As temperaturas devem ter mínimas abaixo dos 10ºC em todas as regiões.

Com isso, deve haver condição favorável para a formação de geada do Oeste à Serra e nas áreas mais altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

A Defesa Civil orienta que as pessoas tomem cuidados com os idosos, as crianças, aqueles que estejam doentes e os animais.

 

Antes do frio, a chuva

 

Nesta terça, a chuva deve cair de forma persistente, sendo intensa em alguns momentos, conforme a Defesa Civil. Os volumes devem ser altos na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Norte e Vale do Itajaí.

 

Mapa da chuva intensa em Santa Catarina — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Mapa da chuva intensa em Santa Catarina — Foto: Defesa Civil/Divulgação

 

Nessas regiões, há risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. A previsão é de que haja chuva pelo menos até as 18h.

 

Orientações da Defesa Civil

 

Confira abaixo as recomendações da Defesa Civil para casos de estragos.

 

Alagamentos

 

  • evite contato com as águas;
  • não dirija em áreas alagadas;
  • evite pontilhões e pontes submersas;
  • redobre a atenção com as crianças.

 

Deslizamentos

 

  • fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • fique atento a qualquer movimento de terra ou encostas próximo à sua residências;
  • fique atento ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Fonte: G1