
Cento e sessenta passageiros fizeram o voo inaugural da nova malha oferecida pela GOL Linhas Aéreas, partindo do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Araçatuba (SP), no início da tarde desta segunda-feira (3). Esse número representa quase que a lotação máxima da aeronave, o Boeing 737 MAX, com capacidade de até 186 passageiros.
Entre os participantes desse primeiro voo estavam várias autoridades, incluindo o prefeito Dilador Borges (PSDB). Mas quem também comemorou a retomada das atividades da GOL em Araçatuba foi o vice-presidente de Receitas da companhia, Eduardo Bernardes, que é nascido e tem família em Araçatuba.
“Em especial eu estou super feliz em poder voltar aqui em casa, agora vou ter voo para eu poder voltar aqui com uma frequência maior. O tempo vai passando e a distância de carro vai ficando cada vez mais longe; o avião encurta a distância, aproxima a gente da família” , comentou.
Ele disse que a companhia acredita muito no potencial de Araçatuba para responder às expectativas ao retomar os voos com a principal aeronave disponível, podendo atender aos setores do agronegócio, do comércio e do turismo. “A região tem tudo para poder absorver essa demanda”, afirmou, acrescentando que acredita muito no turismo.
Sem fronteiras
Em entrevista ao Hojemais Araçatuba, Bernardes contou que a GOL espera que com esse novo serviço, que ligará a região e Araçatuba a Congonhas, oferecer aos clientes o acesso a diversos destinos, incluindo todas as capitais do nordeste por meio de conexões.
Ele acredita que a demanda atual será maior do que quando a empresa iniciou as atividades na cidade em 2019 e informa que será a demanda que definirá o número de frequências que poderá ser adicionada. “A nossa expectativa, o nosso trabalho será para que possamos aumentar a capacidade, mas evidentemente isso depende de como é que vai ser a reação dessa demanda”, explicou.
Ele afirmou que confia muito no atendimento, no produto e na forma humana com que a tripulação da GOL atende os clientes para cada vez mais atrair mais passageiros, aumentando a demanda na região.
Por fim, Bernardes considerou muito bom o número de passageiros para um início de operação, informando que havia 155 assentos ocupados para o retorno da aeronave para São Paulo, o que ocorreu pouco antes das 16h.
“A conectividade é algo muito importante, permite um produto de grande qualidade e a gente confia que neste período de férias conseguiremos atender a demanda do público da região que pretende viajar”, informou.
Expectativa
O prefeito Dilador fez questão de destacar os investimentos feitos no aeroporto após a concessão para oferecer melhores condições para as empresas aéreas operarem e para atender os passageiros.
Ele brincou com a retomada dos voos da GOL em Araçatuba, dizendo que desta vez será para ficar, diferentemente do que ocorreu com a pandemia. “Foi um voo de galinha, mas agora será um voo de água, vai crescer as demandas, para ter a necessidade de atender todos os dias da semana” , afirmou.
Dilador comentou que todos sabem da importância de um voo desses para a cidade como o oferecido pela GOL, levando passageiros para São Paulo, e afirmou que Araçatuba atenderá as expectativas, pelas oportunidades de turismo e pela força da indústria e do agro.
“Araçatuba está forte, Araçatuba cresce e cresce com determinação. Araçatuba está junto como uma grande região, que é a noroeste, e nós vamos juntos responder com a grande responsabilidade que São Paulo tem, que é o progresso. E hoje você (diretor da GOL) está aqui assinando isso junto com essa grande empresa chamada GOL”, comentou.
Ele foi presentado com uma miniatura de um jato da GOL, oferecido pela direção da empresa.
Venda
As passagens entre Araçatuba e o aeroporto de Congonhas estão disponíveis no site e no aplicativo da GOL, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo site e aplicativo da Smiles, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem. Inicialmente eles serão oferecidos três vezes por semana, com saída de São Paulo às 12h30 e retorno de Araçatuba para a capital às 15h50.
Imagem: Divulgação
Voos para São Paulo reforçam condição de Araçatuba como centro regional do Estado
Bruno Balan (com crachá), é gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)
O início das operações da GOL Linhas Aéreas no trajeto entre Araçatuba (SP) e São Paulo, nesta segunda-feira (3), por meio do aeroporto de Congonhas, reforça a condição da cidade como referência regional do Estado. Até então, a Azul oferece voos diários partindo de Araçatuba, mas tendo como destino o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Esse trajeto é feito com um avião ATR turboélice, que tem capacidade para até 72 passageiros.
O novo voo da GOL, que inicialmente é oferecido às segundas, quartas e sextas-feiras, é feito com o Boeing 737, que tem capacidade para até 186 passageiros. A reportagem do Hojemais Araçatuba fez a primeira viagem que partiu de Congonhas para o aeroporto Dario Guarita, que foi feito com o Boeing 737 MAX, considerado o principal da categoria.
Antes do embarque, a reportagem falou com o gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL, Bruno Balan. Ele afirmou que sempre foi um desejo da companhia retomar as operações em Araçatuba com um jato próprio, principalmente o Boeing, que de acordo com ele proporciona uma viagem rápida, segura e com conforto.
A empresa havia iniciado as operações em Araçatuba em dezembro de 2019, mas elas foram suspensas em março do ano seguinte, devido à pandemia. Posteriormente, quando foi retomada, foi por meio de uma parceria com a VoePass, que também operava com um avião turboélice.
Diferencial
Balan citou ainda que em 2019 os voos oferecidos pela GOL em Araçatuba tinham como destino o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. De acordo ele, ao passar a operar direto com Congonhas, a empresa consegue dar um dinamismo para a rota, proporcionando ao passageiro a possibilidade de sair praticamente do centro de São Paulo e chegar em Araçatuba em pouco mais de uma hora. “Essa é uma viagem que de ônibus demora muito e de carro tem um custo muito alto. Então para nós, é um diferencial muito grande ter esse voo agora a partir de Congonhas”, argumentou.
Outra vantagem, de acordo com ele, é que no aeroporto de São Paulo os clientes terão acesso a uma malha muito grande atendida pela empresa por meio de conexões. Com isso, a expectativa é de que os voos oferecidos inicialmente operem com média de 80% de ocupação. O objetivo da companhia, segundo Balan, e a longo prazo, passar a ter até dois voos diários.
Demanda
Para ele, isso é sim possível, pois nesse trajeto a empresa não vai atender apenas os passageiros de Araçatuba e microrregião. O potencial desse voo é de atender passageiros do Estado do Mato Grosso do Sul e do Triângulo Mineiro, que terão o acesso facilitado ao optar por Araçatuba para fazer essa viagem a São Paulo.
“Hoje a GOL tem cerca de 25% dos clientes que não são de Araçatuba, mas de cidades da região. Quando a gente fala que um voo leva o desenvolvimento para a região é justamente esse exemplo que a gente gosta de trazer. Não são só os clientes de Araçatuba ou indo para Araçatuba, mas toda uma região ganha quando a gente coloca um voo para uma cidade nova”, explicou.
Novo voo da GOL pode ser estímulo para outras empresas
João Paulo Neves é operador geral da ASP, concessionária que administra o aeroporto Dario Guarita (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)
O operador geral da ASP, concessionária que administra o aeroporto Dario Guarita, João Paulo Neves, acredita que ao passar a operar em Araçatuba com um Boeing 737, a GOL pode servir de estímulo para que outras empresas também passem a oferecer aviões de grande porte para atender os passageiros da cidade e região.
Ainda de acordo com ele, a falta de estrutura não é impedimento, pois o aeroporto da cidade está preparado para receber qualquer aeronave que esteja operando no País.
Neves explicou que após assumir a concessão, há pouco mais de um ano, a ASP refez o estudo de classificação de pavimento para saber o peso que a pista pode suportar, já que o número anterior, de acordo com ele, não permitia os aviões desse porte operarem na cidade. “Quanto maior a oferta de assentos no aeroporto, maior o incremento da demanda a gente espera ter. E a vinda da GOL pode estimular essa demanda”, comentou.
Ainda segundo o operador da concessionária, no último sábado (1) a Azul iniciou as operações de temporada de férias e levou passageiros para Porto Seguro, partindo do aeroporto Dario Guarita, em um voo com aeronave a jato. Nesse caso, o voo foi fretado por agência de turismo.
“Em termos de operação da aeronave, o aeroporto está capacitado para receber qualquer uma que voa no País. Esse não é nenhum fator limitante para receber novos voos” , disse.
Por fim, Neves informou que mantém contato constante com as companhias, mas que a opção por operar ou não em Araçatuba é uma decisão de mercado. “A gente não consegue ter muita influência, o que a gente consegue garantir é que a estrutura esteja pronta para voar para voar para cá, que é o que estamos fazendo”, acrescentando que há previsão de ampliação e reforma do terminal de embarque para os próximos meses.
Fonte: HojeMais