
Um homem de 40 anos foi preso em flagrante por três tentativas de homicídio nesta sexta-feira (7) em Penápolis (SP), após jogar propositalmente o carro que conduzia contra um caminhão na rodovia Assis Chateaubriand (SP-425). Entre as vítimas estão duas meninas, uma de 5 anos, que é filha dele, e uma de 10 anos, filha da ex-companheira dele. As duas tiveram ferimentos graves e foram internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Araçatuba.
Segundo a polícia, o caso aconteceu por volta das 10h30, no quilômetro 275 da estrada. O acusado conduzia um veículo VW Gol com placas de Penápolis, voltando de Barbosa. A reportagem estava na delegacia quando o boletim de ocorrência era registrado e ouviu o motorista do caminhão relatar à polícia que o carro invadiu a mão de direção e percorreu cerca de 100 metros, vindo na direção dele.
Ele contou que tentou evitar a colisão, mas parte da cabine acabou atingindo a lateral do carro, que saiu para além do acostamento. Com o impacto, o pneu dianteiro do lado do passageiro da Scânia estourou, fazendo com que o motorista perdesse o controle.
O veículo veio a tombar sobre a pista, esparramando a carga sobre a via e interditando totalmente o trânsito.
Faca
Segundo a polícia, o condutor de uma perua Kombi que seguia logo atrás do caminhão estacionou imediatamente e correu em direção ao Gol. Ele conseguiu retirar as duas crianças do interior do veículo e em seguida retirou o investigado. Ainda de acordo com a polícia, enquanto a testemunha prestava socorro às meninas, o acusado armou-se com uma faca e partiu em direção às crianças.
Porém, ele estaria totalmente embriagado e veio a cair. Quando ainda estava no chão, o acusado teria usado a faca para cortar o próprio pescoço, mas não atingiu nenhuma artéria.
O motorista comentou que após o tombamento foi até o carro conduzido pelo acusado e notou que ele estava de posse de uma faca, com a qual fez um corte no próprio pescoço. Ainda de acordo com ele, testemunhas disseram que ele teria usado a mesma faca para tentar atacar a filha e a enteada, que estavam com ele no veículo.
Socorro
As meninas foram socorridas por equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao pronto-socorro de Penápolis para atendimento. Segundo o que foi informado à polícia, a criança de 10 anos sofreu uma parada cardíaca e precisou ser reanimada.
Após o primeiro atendimento as duas foram transferidas para a Santa Casa de Araçatuba. No final da tarde a assessoria de imprensa do hospital divulgou nota informando que as duas estavam em tratamento na UTI pediátrica, em estado clínico considerado grave, porém estável. A de dez anos precisou ser intubada.
O acusado também passou por atendimento no pronto-socorro de Penápolis antes de ser encaminhado para a cadeia da cidade. Ele teria alegado informalmente que havia feito uso de entorpecentes e de bebida alcoólica antes de dirigir. Há informações ainda de que uma das crianças estaria sendo transportada no colo dele no momento da colisão.
Flagrante
A ocorrência foi presidida pelo delegado Gabriel Brienza, que esteve no pronto-socorro de Penápolis para obter informações sobre o estado de saúde das crianças. Diante das informações apuradas ele decidiu pela prisão em flagrante do investigado por homicídio tentado qualificado pelo motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima por duas vezes, uma contra a filha e a outra contra a enteada.
O acusado também responderá pela tentativa de homicídio contra o motorista do caminhão, pois o delegado considerou que houve dolo eventual por ele ter alinhado o carro com o caminhão, assumindo o risco de matar vítima, não conseguindo por razões estranhas à vontade dele.
O investigado responderá criminalmente ainda por embriaguez ao volante e por desacato, pois segundo a polícia, quando recebia atendimento médico no pronto-socorro ele teria agarrado a arma de um dos policiais, na tentativa de tomá-la para si, tendo que ser contido.
Por fim, a polícia informa que ele negou prestar a versão dele sobre os fatos e a assinar os documentos relativos ao flagrante. Após o término da ocorrência o acusado permaneceu à disposição da Justiça e deve passar por audiência de custódia neste sábado.
Trânsito
O caminhão que ficou atravessado na pista estava carregado com 30 toneladas de móveis de madeira modulado e a carga caiu na pista. A área foi preservada pela Polícia Militar Rodoviária, que contou com apoio de equipes do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para auxiliar na sinalização e orientação dos motoristas.
Segundo o que foi informado à reportagem, as pessoas que aguardavam a liberação do trânsito auxiliaram na remoção da carga para além do acostamento após o destombamento do caminhão. Equipes do Instituto de Criminalística realizaram perícia no local e o trânsito foi liberado pouco antes das 14h, quando os veículos permaneciam além do acostamento.
A reportagem deixou o local pouco antes das 15h, quando o carro já havia sido recolhido por um guincho e era aguardada a chegada de outro caminhão para receber a carga, que tinha como destino o Estado do Maranhão.
Caminhão teve um dos pneus estourados ao colidir com carro (Foto: Lázaro Jr./Hojemais Araçatuba)
Fonte: Hojemais