
Atendimento prosseguirá até 6 de junho, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h (Foto: Divulgação)
Maio é o mês de prevenção e combate ao glaucoma e o Hospital do Olho de Araçatuba (SP) escolheu o Shopping Praça Nova para montar um espaço para promover uma campanha de prevenção à cegueira, com destaque para o glaucoma. A ação teve início na quinta-feira (18) e prosseguirá até o próximo dia 6 de junho, com atendimentos gratuitos de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.
Quem passar pelo local será submetido ao exame de tonometria, uma espécie de triagem para diagnóstico de glaucoma. A medição da pressão interna do globo ocular serve para avaliar possíveis variações da pressão, relacionadas ao humor aquoso, material localizado na câmara anterior do olho.
A pressão intraocular elevada é o principal fator de risco para o glaucoma e esse exame tem como objetivo, em conjunto com outros, o diagnóstico precoce e acompanhamento do glaucoma e é feito em apenas cinco minutos.
Diagnóstico
Relatório Mundial sobre Visão, da OMS (Organização Mundial da Saúde), aponta que 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão em todo o mundo. Desse total, 1 bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção, como catarata, glaucoma e diabetes, sendo que essas doenças são responsáveis por pelo menos 80% dos 39 milhões de casos de cegueira existentes atualmente no mundo (mais de 580 mil só no Brasil).
A oftalmologista Ana Carolina Capelanes explica que essas três situações podem ser resolvidas ou atenuadas de forma significativa com visitas periódicas ao oftalmologista. Tratam-se de doenças características de pessoas acima dos 50 anos de idade, mas que podem ocorrer com os jovens, em menor quantidade. “Um exame anual pode preveni-las” , afirma.
Unidade móvel
O Hospital do Olho de Araçatuba lançou a campanha de prevenção à cegueira em 2021, utilizando uma unidade móvel própria para a realização dos exames. As ações já foram realizadas em supermercados e no Calçadão.
O projeto está à disposição dos 43 municípios da região, por meio de parceria com empresas privadas e prefeituras, por meio do telefone (18) 3636-2020.
Fonte: HojeMais