
O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) aprovou o credenciamento da Santa Casa de Araçatuba para prestação de serviços de assistência à saúde para atendimento hospitalar (Hospital Geral), em Araçatuba.
Segundo o que foi publicado, no último dia 5 a Comissão de Credenciamento do instituto se reuniu para analisar a documentação dos interessados que se inscreveram no credenciamento e a Santa Casa de Araçatuba foi a única interessada.
Ainda de acordo com o que foi informado, o hospital foi credenciado para atendimento integral dos procedimentos do anexo 1 do edital e atendimento integral dos procedimentos aos quais esteja cadastrado no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).
A comissão de credenciamento determinou o encaminhamento da Ata da reunião para ciência e decisão de homologação por parte da superintendência do Iamspe.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa do instituto para saber quais os próximos passos e foi informada que caso seja feita a homologação do credenciamento, será necessário aguardar a assinatura do contrato para que os atendimentos aos conveniados possam ser retomados pelo hospital.
Suspenso
Os atendimentos para o Iamspe pela Santa Casa de Araçatuba estão suspensos desde o final do primeiro semestre de 2019, pois o hospital considerava baixo o valor pago pelo instituto pelos serviços prestados.
Desde a suspensão, vários editais de credenciamento para Araçatuba foram publicados, mas sempre com valores considerados inviáveis pelo hospital. Em junho do ano passado, após reunião na sede do instituto, em São Paulo, foi definido que seria publicado um novo edital de credenciamento, elevando o teto pelos serviços prestados para R$ 500 mil mensais.
A Santa Casa de Araçatuba se inscreveu e a homologação do resultado foi publicada em 2 de julho, credenciando o hospital para atendimento hospitalar no município de Araçatuba, para que a entidade passasse a integrar a rede de serviços médico-assistenciais do instituto.
Entretanto, apesar do credenciamento, o contrato não foi assinado e os atendimentos permanecem suspensos há praticamente quatro anos.
Regulação
Recentemente o provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, concedeu entrevista à Rádio Cultura FM e informou que para assinar o contrato, o hospital quer que o instituto determine algum órgão para fazer o encaminhamento dos pacientes ao hospital, sob argumento de que a instituição não tem condições de receber os conveniados ao Iamspe diretamente.
Segundo o que já foi divulgado, a estimativa é de que haja uma demanda para atendimento de aproximadamente 8 mil usuários do instituto em Araçatuba e 34 mil nos 40 municípios da região, aos quais o hospital é referência.
Sobre o resultado do credenciamento, a assessoria de imprensa da Santa Casa informa que o assunto será discutido na próxima semana entre os diretores, direção técnica e direção clínica para os ajustes considerados necessários à viabilização dos atendimentos.
Fonte: Hojemais