
O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público de São Paulo) confirmou ao Hojemais Araçatuba em nota que na semana passada esteve reunido com a direção da Santa Casa de Araçatuba para negociar a retomada do atendimento hospitalar aos servidores estaduais da região.
Há dez meses, em 2 de julho do ano passado, foi publicado no Diário Oficial do Estado o credenciamento do hospital para atendimento de conveniados ao Iamspe . Entretanto, até agora os atendimentos não foram retomados. Eles estão suspensos desde o final do primeiro semestre de 2019.
Em entrevista à Rádio Cultura FM na última sexta-feira (19), o provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, afirmou que o hospital tem interesse em atender os segurados do Iamspe, porém, de acordo com ele, o contrato precisa prever que haja uma regulação, para que a procura por esse atendimento não seja direta no hospital.
“O contrato é um valor interessante e nos interessa, mas há um detalhe que precisa ser equacionado que é a regulação de como o segurado dará entrada na Santa Casa. Não temos condições de ele ir direto na Santa Casa, precisa de uma triagem”, argumentou.
Sem estrutura
O superintendente do Plano Santa Casa Saúde, Flávio Blaya, que acompanhava o provedor, explicou que essa regulação é importante porque o hospital não possui capacidade instalada de atender “porta aberta”, que é o conveniado ir direto em busca de atendimento. “Se for atender de porta aberta, alguém vai pagar. E que vai pagar, o SUS (Sistema Único de Saúde)? Não!”, disse.
Ainda de acordo com Petrônio, a superintendência do Iamspe já sinalizou que deve utilizar prestadores de serviço de Araçatuba para fazer essa triagem, mas isso precisará ser colocado no papel para que o atendimento seja finalmente retomado.
Credenciamento
O Iamspe publicou um novo edital de credenciamento de Hospital Geral em Araçatuba, cujo prazo de inscrição foi prorrogado para 2 de junho. Em nota, o instituto informa que também está em tratativas para abrir editais com o objetivo de ampliar os serviços ambulatoriais.
Fonte: HojeMais