
Um jovem de 19 anos foi preso na tarde de sábado (25) em Araçatuba (SP), ao ser flagrado por guardas municipais empinando uma moto pela estrada vicinal Nametala Rezek, que é o complemento da avenida Saudade.
O flagrante foi feito por volta das 16h, por equipe que seguia para o estande de tiro do Tiro de Guerra e teria surpreendido o investigado conduzindo uma moto Honda Titan 150, sem a placa de identificação.
Ele estaria nas imediações da sede da igreja Amor e Cuidado e outro jovem em outra moto estaria filmando o acusado, que estaria empinando o veículo dele, o que é considerado crime pela legislação em vigor.
Fuga
Os guardas relataram em boletim de ocorrência que ao perceber a presença da viatura a dupla tentou fugir, entrando em uma estrada de terra. O jovem que estaria fazendo a filmagem teria caído com o veículo e foi abordado.
O investigado teria conseguido fugir, se escondendo em um canavial, porém, teria sido localizado mais tarde, junto com a moto. Os dois foram levados para o plantão policial junto com os veículos.
Consta no boletim de ocorrência que um dos jovens confessou ter filmado com o celular dele o amigo empinando a moto. Ele foi liberado após ser ouvido.
Preso
O acusado também teria confessado que estava empinando a moto dele quando foi surpreendido pelos guardas municipais. O delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela prisão em flagrante dele, arbitrou fiança no valor de R$ 1.300,00.
Como o dinheiro foi apresentado pela mãe do investigado, ele foi liberado e responderá pelo crime em liberdade. As duas motos foram apreendidas e recolhidas ao pátio de um guincho para perícia. Também foram apreendidas peças da moto que estava sem placa, encontradas na mochila do jovem que fazia as filmagens. Os celulares deles também foram apreendidos para perícia.
Crime
Empinar moto passou a ser considerado crime depois da mudança no CTB (Código Brasileiro de Trânsito), que incluiu no artigo 308, a proibição de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor. A pena, em caso de condenação, varia de 6 meses a 3 anos de detenção.
A lei também prevê o pagamento de multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Fonte: Hojemais