
O líder comunitário Valdemar Damião Brito, 50 anos, que foi internado na tarde de segunda-feira (3) após ser esfaqueado e ter o carro roubado na rua Baguaçu, em Araçatuba (SP), também pode ter sido atingido por um carro. O condutor desse veículo procurou a polícia nesta terça-feira (4) para comunicar o fato e colocar o carro dele à disposição para perícia.
Ele relatou à polícia que na tarde de segunda-feira seguia pela rua Baguaçu, sentido Birigui, acompanhado da esposa e do filho do casal, de 3 meses de vida. De acordo com o declarante, quando se aproximava da sede administrativa da GS Inima Samar, o Hyundai HB20 de Damião surgiu no sentido oposto e invadiu a contramão.
Relatou ainda que o carro estava com a porta do passageiro aberta e a vítima sendo arrastada com parte do corpo para fora, aparentemente presa pelo cinto de segurança.
Colisão
O homem contou que para tentar evitar a colisão ele passou a trafegar bem próximo da guia de sarjeta. Porém, quando a vítima conseguiu se soltar e caiu no asfalto, estava próximo do veículo. Ele ouviu um barulho e percebeu que havia passado sobre algo, que acredita ser o braço de Damião Brito.
O declarante contou à polícia que imediatamente parou no estacionamento da GS Inima Samar e viu a vítima correndo em direção à sede da concessionária responsável pelo abastecimento de água em Araçatuba.
Ainda de acordo com ele, nesse momento surgiram algumas pessoas que passaram a socorrê-lo. Por não saber do que se tratava, a esposa dele estava desesperada e o filho chorando, optou por deixar o local, mas ao chegar em Birigui telefonou para a Polícia Militar e informou o que havia acontecido.
Ele foi orientado a ir ao plantão policial, onde foi informado que uma equipe do Instituto de Criminalística de Araçatuba faria a perícia no carro. Entretanto, depois de aproximadamente uma hora aguardando o declarante foi informado que não seria possível realizar a perícia, mas não deveria lavar o carro por haver resquícios de sangue e seria procurado posteriormente.
Investigação
Damião Brito permanece internado na Santa Casa de Araçatuba, se recuperando de um corte a faca no pescoço. Segundo a polícia, ele também teve um dos dedos mínimos decepado quando tentava se defender dos golpes de faca, que teriam sido desferidos por dois homens que estavam com ele no carro. Os dois são pai e filho.
Ao ser socorrido ele deu uma versão à polícia sobre o que teria acontecido, que está registrada no boletim de ocorrência. Posteriormente a companheira dele esteve na delegacia e fez outro registro, apresentando uma nova versão.
O caso inicialmente foi registrado como tentativa de latrocínio e está em investigação. Até o início da noite desta terça-feira não havia informações sobre a localização do HB20 roubado e dos autores do crime.
Fonte: HojeMais